Atlético-MG mira 2º lugar para acabar com sonho do Cruzeiro

Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentam nesta segunda-feira, às 16h (de Brasília), no Mineirão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, em confronto que pode interferir na pretensão dos dois clubes na competição. Enquanto o time alvinegro, sonhando com o título, tem chance de assumir a vice-liderança, o rival celeste ainda pensa na conquista da vaga à Copa Libertadores da América de 2010.

Apesar de virem de resultados opostos na última rodada da competição - o Cruzeiro bateu o Goiás por 3 a 0, no Mineirão, enquanto o Atlético levou 3 a 1 do Botafogo, no Engenhão - os dois devem voltar a dividir a torcida no estádio.

No turno, quando o Cruzeiro ainda priorizava a disputa da Libertadores, mandou a campo um time formado por reservas e juniores e levou 3 a 0, pondo fim à uma série de doze partidas sem derrotas para o rival.

Até mesmo por ter priorizado a Libertadores, da qual foi vice-campeão, o Cruzeiro realiza um Brasileiro irregular, mas vem se recuperando na competição e soma 39 pontos, oito a menos do que o rival.

Como o Inter empatou e o São Paulo perdeu no sábado, o time alvinegro tem a chance de assumir a vice-liderança, ficando só a quatro do líder Palmeiras (que joga hoje e pode manter a diferença em sete ou então aumentá-la), e ainda acabar com uma possível reação do rival.

Mandante no clássico desta segunda, o Atlético está cheio de problemas. O técnico Celso Roth terá que quebrar a cabeça para escalar o time. As incógnitas estão em todos os setores.

Na defesa, Carlos Alberto, que foi poupado no jogo contra o Botafogo após sentir um incômodo na coxa direita, pode voltar no lugar de Coelho. Já Jorge Luiz, expulso contra os cariocas, deve ser substituído por Welton Felipe, mas o paraguaio Benítez corre por fora. No meio, o mistério sobre Ricardinho continua. O pentacampeão mundial pode tomar a vaga de Evandro.

A principal dúvida, entretanto, está no ataque. Sem o artilheiro Diego Tardelli, servindo a Seleção Brasileira, a esperança de gols recai sobre Éder Luís, que pode voltar ao time depois de se recuperar de contusão sofrida na partida contra o Barueri.

O atacante sofreu um corte profundo no tornozelo esquerdo e teve que levar 16 pontos no local. Entretanto, de acordo com os médicos do clube, a evolução do tratamento foi boa. Caso Éder Luís seja vetado, Roth pode escalar Renan Oliveira ou optar por Alessandro.

Em menor escala, o Cruzeiro também tem problemas. O lateral Gilberto, que vem atuando como meia, deixou o campo contundido no final do primeiro tempo da partida contra o Goiás, na última quinta. O jogador sente fortes dores no tendão de aquiles do pé esquerdo e ainda é dúvida.

Caso Gilberto não possa jogar, Leandro Lima deve ocupar a vaga. Elogiado pelo técnico Adílson Batista, o jogador, que marcou sua estreia com gol, espera ser novamente aproveitado. "Vou continuar treinando e dando meu melhor. Se o professor escolher por mim, estarei pronto", afirmou.

Se corre o risco de ficar sem Gilberto, por outro lado Adílson Batista contará com a volta de um jogador fundamental: o volante Fabrício, que cumpriu suspensão pelo terceiro amarelo no jogo contra o Goiás. Assim, Elicarlos, espécie de 12º jogador do time, retorna ao banco de reservas.

Seguindo os cálculos do técnico, a vitória sobre o Atlético-MG é fundamental. O objetivo é aproveitar a sequencia de três jogos consecutivos no Mineirão (Goiás, Atlético e Botafogo) para diminuir a distância para os líderes e se aproximar mais do G-4.

"Sabemos que é difícil, mas não impossível. Vamos lutar até o final pela quarta vaga", afirmou o treinador.

Gazeta Press

Comentários