Nadal bate Blake em três sets e está nas oitavas em Xangai

Em um duelo bastante equilibrado, Rafael Nadal garantiu presença nas oitavas de final do Masters 1000 de Xangai, na China. Nesta quarta-feira, o ex-número um do mundo passou pelo americano James Blake por 2 sets a 1.

Ainda em busca da melhor forma após se recuperar de uma série de lesões (primeiro no joelho e depois no abdomên), Nadal precisou de duas horas e doze minutos para eliminar o rival com parciais de 6/2, 6/7 (4-7) e 6/4.

Sem conquistar um título desde a vitória sobre o sérvio Novak Djokovic na decisão em Roma, o atual número 2 do mundo recuperou a hegemonia no histórico de confrontos contra Blake. Agora são quatro vitórias contra três do americano - Nadal perdeu três partidas entre 2005 e 2006, mas ganhou todas as quatro disputadas desde então.

Por causa das duas derrotas consecutivas do americano (uma em Pequim, na semana passada, e a de hoje), agora apenas dois tenistas ainda em atividade ostentam vantagem no confronto direto com Nadal (David Nalbandian e Dominik Hrbaty).

O duelo desta quarta, de qualquer forma, foi muito complicado. Apesar do domínio recente nas estatísticas, o espanhol voltou a ter dificuldades contra Blake ainda que estivesse controlando as ações. Assim, chegou a servir em 3/2 no segundo set, mas permitiu a virada do rival, que passou a ser muito agressivo e atacar as devoluções de segundo serviço.

Na terceira parcial, a história se repetiu e o americano se recuperou de uma desvantagem de 2/4 antes de cair no décimo game, em que cometeu até uma dupla-falta.

Ao final, a história foi muito parecida à do encontro da semana passada, em Pequim, quando o atleta mais renomado havia aplicado 7/5, 6/7 (4-7) e 6/3 na segunda rodada.

Classificado, Nadal segue com chances de diminuir a vantagem de Roger Federer no ranking de entradas. Atualmente, o suíço tem frente de 2.310 pontos, porém, preferiu se poupar nesta semana e pode ser pressionado caso o espanhol fature o Masters 1000 de Xangai.

Ao contrário de hoje, o número dois do mundo não deve encarar um grande empecilho na quinta. Seu próximo adversário é o compatriota Tommy Robredo, para quem jamais perdeu um set em quatro jogos realizados. O 15º colocado da ATP se classificou ao vencer o alemão Florian Mayer por 4/6, 7/6 (12-10) e 6/4.

Comentários