Bellucci sofre "apagão", mas vence e deve voltar ao top 30

Assim como em torneios anteriores, Thomaz Bellucci sofreu um "apagão" nesta quarta-feira no ATP 500 de Barcelona. Mesmo assim, o brasileiro conseguiu controlar os nervos e saiu com uma vitória por 6/2, 1/6 e 7/5 sobre o romeno Victor Hanescu, número 39 do mundo, classificando-se às oitavas de final após 2h01 de sofrimento.

Nas oitavas, Bellucci tenta aproveitar a desistência de Rafael Nadal, o qual deveria enfrentar exatamente nessa fase, e bater um espanhol bem menos renomado, Guillermo García-López. Em uma batalha de 2h48, ele superou o russo Teimuraz Gabashivlli por 2 a 1, com parciais de 6/1, 6/7 (5-7) e 6/4.

Ainda que caia, de qualquer forma, o brasileiro deve deixar Barcelona com uma vaga no top 30. O tenista, que era o 28º colocado do ranking em fevereiro e agora é o 33º, tem tudo para melhorar em ao menos três lugares o seu posicionamento, ficando mais perto de estar entre os 32 cabeças-de-chave de Roland Garros, que começa em 23 de maio.

Nesta quarta, Bellucci poderia ter passeado diante de Hanescu. Depois de uma exibição muito segura no primeiro set, o brasileiro rapidamente desperdiçou três break points no segundo; surpreendido na sequência, ele perdeu seu serviço pela primeira vez na partida e se descontrolou, levando cinco games seguidos.

No terceiro set, o paulista quebrou o saque do rival no quarto game - no segundo, havia perdido outras três chances de fazê-lo - e parecia calmo, porém novamente perdeu o controle do encontro. Assim, não conseguiu fechar quando serviu em 5/3, conseguindo converter um match point só após muito sofrimento.

Mais firme desta vez, Bellucci venceu 70% dos pontos disputados com o primeiro saque e não evitou um "apagão", no entanto impediu viradas que vinham marcando suas últimas exibições. No Masters 1000 de Monte Carlo, há uma semana, ele tinha uma quebra de saque de vantagem no set decisivo antes de vacilar contra o alemão Philipp Kohlschreiber; no de Miami, em maio, isso novamente aconteceu, desta vez diante do espanhol Nicolás Almagro.

Agora, ele se prepara para encarar nesta sexta-feira García-López, buscando uma revanche após cair na quadra dura de Indian Wells, há um mês e meio, por 4/6, 6/2 e 6/1. Antes de tomar essa virada, o brasileiro havia ganhado do espanhol, número 42 do mundo, no ano passado na Tailândia, sempre sobre piso rápido, por 6-4 e 7-6 (9-7).

Comentários