Samaranch, ex-presidente do COI, morre aos 89 anos

Samaranch - 619 Foto: AP

Samaranch comandou o COI entre 1980 e 2001

O presidente de honra do Comitê Olímpico Internacional (COI), Juan Antonio Samaranch, morreu nesta quarta-feira em Barcelona, aos 89 anos de idade. A informação foi confirmada pelo diretor do serviço de medicina interna do Hospital Quirón, o médico Rafael Esteban Mur.

A morte ocorreu por volta das 13h25 na Espanha (8h25 de Brasília) por causa de uma parada cardíaca, minutos após ser divulgado um boletim médico no qual o paciente se encontrava em estado de "choque irreversível" e que sua situação era "crítica".

Samaranch morreu na UTI do Hospital Quirón de Barcelona, onde estava internado desde domingo por insuficiência cardíaca aguda. No momento da morte, ele estava cercado de familiares e amigos.

Esporte e política

Juan Antonio Samaranch foi o sétimo presidente do Comitê Olímpico Internacional. Comandou a entidade entre 1980 e 2001, assumindo, posteriormente, o posto de presidente honorário do COI. Sob seu mandato, o movimento olímpico cresceu e se profissionalizou. Fora do esporte, Samaranch teve forte ligação com o general Francisco Franco. Depois do fim do regime ditatorial de Franco, foi embaixador da Espanha na União Soviética e na Mongólia.

Juan Antonio Samaranch Torelló nasceu em família rica, em Barcelona, no dia 17 de julho de 1920. Formou-se na IESE, escola de negócios da Universidade de Navarra, e estudou também em Londres e nos Estados Unidos. Cobriu a Olimpíada de 1952, em Helsinque, como jornalista enviado especialmente ao evento.

Depois de presidir a Federação Espanhola de Patinação, em 1956, tornou-se membro do Comitê Olímpico Espanhol, que comandou entre 1967 e 1970. Foi vice-presidente do COI e, em 1980, antes dos Jogos Olímpicos de Moscou, foi eleito para o principal cargo da entidade. Em seu mandato de 21 anos, acabou com os boicotes políticos às Olimpíadas e permitiu a participação de atletas profissionais no evento. Também saneou as contas do Comitê.

Foi com Samaranch no poder que sua terra natal, Barcelona, realizou os Jogos Olímpicos de 1992. A edição foi um sucesso e ajudou a reerguer a cidade. Em 2001, não se candidatou a reeleição, dando lugar a Jacques Rogge. Antes de morrer, ele enfrentava problemas cardíacos agudos.

Samaranch era viúvo de Maria Teresa Salisachs Rowe, que morreu em 2000. Com ela, teve dois filhos, homônimos aos pais, Juan Antonio e Maria Teresa, ambos ligados a direções esportivas.

A última aparição importante foi em Copenhague, em outubro do ano passado, quando apoiou Madri na disputa pelos Jogos de 2016, vencida pelo Rio de Janeiro

Comentários