Especial – Coréia do Norte

A Seleção Norte-Coreana de Futebol representa a Coreia do Norte nas competições de futebol da FIFA.

História

A Coreia do Norte vai disputar a Copa do Mundo FIFA de 2010 na África do Sul. É a segunda vez que a equipe participa de uma Copa do Mundo, a primeira foi em 1966.

Durante a fase de grupos da Copa do Mundo de 1966, a equipe eliminou surpreendentemente a selecção da Itália, carimbando o acesso aos quartos de final, onde jogou contra Portugal. Neste jogo, a Coreia do Norte esteve a vencer por 3-0, e Portugal protagonizou uma das maiores reviravoltas da história das copas do mundo, acabando por vencer por 5-3, com quatro golos de Eusébio.

Seu primeiro título foi a medalha de ouro nos Jogos Asiáticos de 1978 (dividido com a Coréia do Sul) e obteve uma medalha de prata nessa mesma competição em 1990. Também conquistou a medalha de ouro na Universíada de 1985.

No dia 17 de junho de 2009 a seleção Norte-Coreana se classificou para a Copa do Mundo FIFA de 2010 na África do Sul após empatar sem gols com a seleção da Arábia Saudita.

Na Copa do Mundo FIFA de 2010, a seleção norte-coreana está no grupo G juntamente com Brasil, Portugal e Costa do Marfim.

Preparação para a Copa do Mundo de 2010

No final do segundo semestre de 2009, na preparação para a estreia da seleção contra o Brasil a equipe disputou um amistoso contra uma equipe da segunda divisão do campeonato paulista, o Atlético Sorocaba. Foi a primeira equipe sul-americana a participar de um jogo em solo norte-coreano, ainda mais contra a seleção nacional[carece de fontes?].

O jogo foi disputado no Kim Il Sung Stadium, na capital Pyongyang, sob a vista de vários membros da embaixada brasileira, e por cerca de oitenta mil torcedores, enquanto cerca de 40 mil outros ficaram do lado de fora assistindo por telões.

A partida foi bastante equilibrada, com as duas equipes tendo várias chances de abrir o placar, com o goleiro norte-coreano fazendo belas defesas durante o jogo, que terminaria mesmo num empate sem gols.[2][3]

5 de novembro de 2009
15:00 (UTC+9)
Coréia do Norte Coreia do Norte
0 – 0
Flag of Brazil.svg Clube Atlético Sorocaba
Kim Il Sung Stadium, Pyongyang
Público: 80.000

Relatório

Títulos

*dividido com a Coréia do Sul.

Campanhas de destaque

Participações em Copa do Mundo

Principais jogadores

Comentários