Especial “Clássicos do Futebol”

Vamos saber onde temos os maiores clássicos do futebol Brasileiro.

SÃO PAULO

Clássicos municipais

Cidade

Clube

Clube

Nome do clássico

São Paulo

Palmeiras

Corinthians

Derby Paulista

São Paulo

São Paulo

Corinthians

Majestoso

São Paulo

Palmeiras

São Paulo

Choque rei

São Paulo

Portuguesa

São Paulo

Norte-Sul Paulistano

São Paulo

Corinthians

Portuguesa

Clássico dos Invictos

São Paulo

Palmeiras

Portuguesa

Pa-Po

São Paulo

Juventus

Nacional

Juvenal Paulista

São Paulo

Juventus

Portuguesa

Derby dos Imigrantes

Santos

Santos

Portuguesa Santista

Derby Santista

Campinas

Ponte Preta

Guarani

Derby Campineiro

São Vicente

São Vicente

Jabaquara

Derby Praiano

Ribeirão Preto

Comercial

Botafogo

Come-Fogo

Limeira

Inter de Limeira

Independente

Le-Gal ou Ga-Leão

Sorocaba

Atlético

São Bento

Rio Claro

Rio Claro

Velo Clube

São José do Rio Preto

Rio Preto

América

São Bernardo do Campo

EC São Bernardo

Palestra

São Paulo x Corinthians – Majestoso

Majestoso é o clássico paulista entre São Paulo Futebol Clube e Sport Club Corinthians Paulista. Esse apelido foi dado pelo jornalista Thomaz Mazzoni, do jornal A Gazeta Esportiva. Atualmente é o clássico paulista que reúne o maior número de espectadores no Brasil, de acordo com as últimas estatísticas , esse evento é um derby do futebol brasileiro e mundial. Nesse grande clássico nunca faltou lances polêmicos, grandes jogadas, lindos gols e brigas, muitas brigas. Juntamente com o Palmeiras, São Paulo e Corinthians formam o chamado Trio-de-Ferro Paulista

Corinthians x Palmeiras – Derby Paulista

Derby Paulista é o nome pelo qual é conhecido o duelo paulista entre os clubes de futebol Sport Club Corinthians Paulista e Sociedade Esportiva Palmeiras. É a rivalidade entre dois dos clubes de futebol ainda na ativa mais antigos da cidade de São Paulo. Foi o jornalista Thomaz Mazzoni quem batizou a rivalidade, em referência à mais importante corrida de cavalo do mundo, o Derby de Epsom.

É uma das maiores rivalidades no futebol mundial: a CNN considera-o o nono maior clássico do mundo, enquanto a revista Trivela classificou-o como segundo maior do Brasil.

Corinthians e Palmeiras já decidiram campeonatos estaduais (Campeonato Paulista), regionais (Torneio Rio-São Paulo), nacionais (Campeonato Brasileiro) e vaga para a final de competição continental (Taça Libertadores da América). Nenhum outro clássico brasileiro decidiu tantos campeonatos importantes.

Comercial x Botafogo – Comefogo

Come-Fogo é o nome do clássico de futebol da cidade de Ribeirão Preto que envolve o Comercial e o Botafogo. O clássico é dividido em duas eras: a Fase Amadora e a Fase Profissional.

Na Fase Amadora, os clubes se enfretam desde 7 de Dezembro de 1927 (Commercial 2 a 1), porém, existem historiadores, livros e até sites sobre o futebol, que consideram o primeiro jogo desta Fase no dia 30 de Novembro de 1930 (Commercial 3x0). Isso acontece porque muito dos jogos anteriores ao de 1930 foram achados recentemente por historiadores do futebol.

Já na Fase Profissonal (fase atual), o clássico é disputado desde 19 de Dezembro de 1954, num jogo que terminou empatado por 1 a 1, e que foi válido pelo Campeonato Paulista da 2ª Divisão.

A origem do nome deste clássico remonta a Novembro de 1954, quando o cronista esportivo Lúcio Mendes, escrevendo uma crônica, afirmou que seria um autêntico Come-Fogo!.

Em suas melhores fases, este clássico chegou a levar públicos de mais de 30.000 pessoas, o que não acontece mais, pois atualmente a população nao frequenta mais estádios como frequentava antigamente.

Este grande clássico de Ribeirão Preto, pode estar chegando ao fim, pois o Botafogo atualmente disputa a primeira divisão do campeonato paulista, e o Comercial disputa a terceira divisão.

Rio de Janeiro

Fluminense vs. Vasco

Clássico dos Gigantes foi o nome eleito pelos leitores do jornal Lance! para o clássico entre Fluminense e Vasco, em 17 de Maio de 2006, após mais de uma semana de participação dos torcedores das 2 equipes no site deste jornal carioca.

Fluminense e Vasco, freqüentemente se confrontam em momentos decisivos e em seus confrontos, na maior parte das vezes realizados no Estádio do Maracanã, já atigniram públicos maiores de 100.000 pessoas por 11 vezes, ou públicos maiores do que 50.000 pessoas por pelo menos 75 vezes.

Dos jogos da Estatística acima, 42 foram pelo Campeonato Brasileiro, com 12 vitórias do Fluminense, 12 do Vasco , 18 empates e 50 gols feitos por cada um destes grandes clubes.

O primeiro confronto foi o amistoso Vasco 3 x 2 Fluminense, em 11 de março de 1923, o último jogo pelo 2008, Fluminense 3 a 3 Vasco em 23 de julho de 2008, e a última partida considerada, empate de 0 a 0 pelo Campeonato Carioca, em 8 de fevereiro de 2009.

História

Esse clássico carioca, já decidiu o Campeonato Carioca de Futebol 5 vezes, saindo o Fluminense campeão em 1976 e 1980, enquanto o Vasco saiu campeão em 1993, 1994 e 2003. Os dois clubes fizeram ainda a final do Brasileiro de 1984 com vitória tricolor.

Em outras 3 vezes esses dois clubes se classificaram para o triangular final do estadual, tendo sido o Fluminense campeão em 1975 e 1984, enquanto em 1972, foi campeão o Flamengo.

O Clássico dos Gigantes decidiu o Torneio Municipal por 3 vezes, com o Vasco sagrando-se campeão em 2 ( 1945 e 1946 ) e o Fluminense em 1 (1948).

Os dois clubes decidiram ainda o segundo turno do Campeonato Carioca de 1973, com o Fluminense sendo campeão ao vencer o Vasco por 1 a 0 e o primeiro turno do Campeonato Carioca de 1980, quando houve empate por 1 a 1 no tempo normal, com o Fluminense vindo a se sagrar campeão ao vencer a disputa de pênaltis por 4 a 1.

Pela Copa do Brasil, o Fluminense desclassificou o Vasco em 2000 e foi desclassificado pelo Vasco, em 2006.

Na Taça Libertadores da América de 1985, estes clubes empataram 2 vezes, sendo uma por 0 a 0 e a outra por 3 a 3 . Com relação a esta segunda partida, o Fluminense posteriormente foi declarado vencedor pela Conmebol, pois o Vasco escalou irregularmente o jogador Gersinho.

Em 1973, tricolores e cruzmaltinos decidiram o Torneio Internacional de Verão do Rio de Janeiro (que contou também com a participação de Argentinos Juniors e Huracán, tendo o Fluminense vencido a final por 1 a 0.

Os jogos mais importantes entre Fluminense e Vasco, foram as finais do Campeonato Brasileiro de 1984 (Fluminense 1 a 0 e 0 a 0), que deram o primeiro título brasileiro do Fluminense. No segundo jogo ( 0 a 0 ), em 27 de Maio de 1984, foi registrado o maior público entre estas equipes, 128.781 pagantes.

Botafogo vs. Vasco

Botafogo vs. Vasco, também chamado de "Clássico da Amizade", visto que suas torcidas são fraternas, é um clássico de futebol da cidade do Rio de Janeiro, que envolve o Botafogo de Futebol e Regatas e o Clube de Regatas Vasco da Gama.

O primeiro confronto entre Botafogo e Vasco ocorreu em 22 de abril de 1923, em General Severiano, válido pelo Campeonato Carioca daquele ano. A partida terminou 3 x 1 para o Vasco, com gols de Mingote, Paschoal e Cecy. Nilo descontou.

As maiores goleadas

No confronto ocorrido no dia 11 de junho de 1988, em General Severiano, válido por um torneio nacional, ocorreu a maior goleada do Botafogo sobre o Vasco: 5 x 0. Portanto, 12 anos depois, em 29 de abril de 2001, no Maracanã, o Vasco fez 7 x 0, com três gols de Juninho Paulista, dois de Romário, um de Pedrinho e um de Euller, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Na primeira fase do campeonato carioca de 2010 o Vasco venceu o Botafogo por 6 x 0 no Engenhão no dia 24 de janeiro.

Estatísticas

Para saber mais sobre os clássicos do futebol brasileiro acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_cl%C3%A1ssicos_do_futebol_do_Brasil

Comentários