Ferrer domina, dá "pneu" e despacha Bellucci em Barcelona

O sonho de Thomaz Bellucci de fazer uma grande campanha no ATP 500 de Barcelona acabou. Em grande exibição, David Ferrer dominou o brasileiro e chegou às semifinais com direito até a "pneu": após 1h33, o placar foi de 6/4 e 6/0. Agora, o ex-número quatro do mundo faz um confronto espanhol com Fernando Verdasco.

Apesar do placar elástico, Bellucci teve grandes chances no primeiro set. Logo no segundo game, ele desperdiçou três break points, um deles arriscando uma deixadinha sem sentido. Na sequência, Ferrer sacou em 1/2 e foi ameaçado novamente, mas conseguiu se salvar e logo depois obter uma quebra aproveitando erros não forçados do rival.

Sem desanimar, o brasileiro ainda criou um 0-30 no sexto game e salvou três set points, porém não evitou a queda por 6/4. Com equilíbrio, ele perdeu apenas três pontos a menos que o adversário nessa parcial (41 a 38).

Para piorar sua situação, ele pediu atendimento médico no intervalo, devido a uma bolha no pé, e voltou à quadra de maneira fria. Assim, equivocou-se em mais três bolas e rapidamente permitiu a Ferrer abrir vantagem.

Comandando o placar, o espanhol passou até a adotar uma postura mais agressiva. Em vez de apostar nos erros de revés de Bellucci, começou a tomar a iniciativa com seu drive, colocando o tenista de 1,87 m para correr.

Fora de sua zona de conforto, o paulista ganhou apenas 42% dos pontos jogados com o primeiro saque no segundo set e levou um passeio - no total, foram 14 tentos ganhos contra 27.

Curiosamente, o resultado ao final se assemelhou muito ao do único encontro anterior entre os atletas no circuito profissional. Na segunda rodada do ATP 500 de Acapulco, em fevereiro passado, Ferrer tinha vencido por 6/4 e 6/1.

Mesmo tendo marcado menos games desta vez, Bellucci pode sair satisfeito com a campanha realizada. Beneficiado pela desistência de Rafael Nadal, que encabeçava a sua chave em Barcelona, o 33º colocado do ranking chegou às quartas de final e voltará ao top 30, ficando mais perto de ser um dos 32 pré-classificados de Roland Garros. Na próxima semana, ele tenta melhorar ainda mais seu posicionamento por meio do Masters 1000 de Roma.

Ferrer, por sua vez, confirma o favoritismo por ser o número 17 do mundo e tenta ir mais longe neste sábado, quando encara o compatriota Fernando Verdasco. O outro espanhol, dono da nona posição da ATP, bateu o letão Ernests Gulbis (44º) por 6/2 e 7/6 (7-4).

Comentários