Verdasco bate Djokovic de novo e reencontra espanhol na semi

Algoz de Novak Djokovic no Masters 1000 de Monte Carlo, Fernando Verdasco repetiu a dose em uma competição do mesmo nível duas semanas depois, agora em Roma. Na abertura da rodada desta sexta-feira, ele superou uma batalha de 3h18 com o sérvio, batido por 7/6 (7-4), 3/6 e 6/4. Agora, a semifinal da competição italiana terá um confronto totalmente espanhol, já que David Ferrer também se classificou.

Para vencer, Verdasco teve de superar o cansaço. Como chegou à final de dois torneios nas duas últimas semanas (foi vice em Monte Carlo e campeão em Barcelona), ele completou nesta sexta sua 13ª partida nos últimos 19 dias.

A maratona chegou a se refletir em quadra, sendo que o espanhol apresentou um desempenho muito irregular, especialmente no segundo set, em que foi dominado. No primeiro, ele já havia tido problemas, desperdiçando a chance de fechar quando sacou em 5/4 e 6/5 antes de virar o tie-break, do qual começou perdeu os dois primeiros pontos.

Mesmo assim, não desanimou e controlou os nervos, esperando seis break points até finalmente abrir vantagem na terceira parcial, fazendo 2/1. A partir daí, ele até teve outra chance de quebra e não encontrou grandes dificuldades para se manter à frente do placar - no décimo game, Djokovic ainda jogou suas últimas fichas, porém cometeu um erro não forçado quando tinha 0-15 e sofreu com a agressividade do rival, que venceu com um ace.

Neste sábado, o espanhol busca sua terceira decisão seguida pela ATP. Para isso, precisará vencer o compatriota David Ferrer. Mais adaptado ao saibro que o francês Jo-Wilfried Tsonga, o 17º colocado do ranking ganhou do décimo com facilidade: 6/4 e 6/1.

Há uma semana, Verdasco e Ferrer se enfrentam exatamente nas semifinais em Barcelona, onde o primeiro levou a melhor com uma vitória por 6/7 (3-7), 7/5 e 6/1. Nas outras oito partidas anteriores, Verdasco já ostentava uma vantagem por 5 a 3.

Djokovic, por sua vez, segue sem brilhar no circuito, em que coleciona apenas uma final em toda a temporada. Como era o atual vice-campeão do Masters 1000 de Roma, ele ainda perderá 420 pontos no ranking, minimizando a eliminação precoce de Roger Federer. O suíço agora até aumentará sua vantagem na ponta para 3.360 pontos.

A notícia ainda é boa para Rafael Nadal. O espanhol, que desafia o suíço Stanislas Wawrinka nas quartas de final do saibro italiano, aumenta suas chances de ultrapassar o sérvio na lista e chegar a Roland Garros, a partir de 23 de maio, como o número dois do mundo. Caso confirme o favoritismo e seja o campeão em Roma, Nadal ficará a 490 pontos de Djokovic.

Comentários