Bellucci lidera dois sets, mas vacila e perde para Djokovic

Thomaz Bellucci não pode reclamar de não ter tido chances para avançar às quartas de final do Masters 1000 de Roma. Mesmo atuando contra Novak Djokovic, número dois do mundo, o brasileiro chegou a liderar com uma quebra de vantagem ambos os sets, mas terminou sem ganhar nenhum: a derrota veio por duplo 6/4 em 1h27.

Firme no início dos dois sets, Bellucci sacou em 3/2 no primeiro e em 4/3 no segundo, porém nas duas vezes jogou games ruins - no total, cometeu uma dupla-falta e sete erros não forçados, dando chances decisivas ao rival, que aproveitou e busca agora uma revanche contra o espanhol Fernando Verdasco.

Firme quando encaixou o primeiro saque, com cinco aces, o paulista levou a pior na maioria das trocas de bola. Irregular, saiu de quadra com o dobro de erros não forçados (14 a 28) e ainda com uma bola vencedora a menos (14 a 15).

Após um bom início de partida, Bellucci começou a ter dificuldades a partir do momento em que Djokovic evitou os riscos, prolongando a troca e jogando bolas mais altas.

No segundo set, a história foi parecida. O 28º colocado do ranking viveu seu melhor momento ao abrir 2/0 e parecia com bastante confiança, chegando a vibrar após se livrar de um triplo break point no quarto game. Porém, na sequência de erros não forçados voltou a aparecer para confirmar o favoritismo de Djokovic.

Nas quartas de final, o europeu precisará se vingar de Verdasco, que nesta quinta bateu o compatriota Guillermo García-López por 6/4 e 7/6 (7-2). Há duas semanas, nas semis do Masters 1000 de Monte Carlo, o espanhol, nono melhor tenista do mundo, atropelou o sérvio por duplo 6/2.

A derrota foi a segunda de Bellucci contra tenistas com a condição de número dois do mundo. Na edição de 2008 de Roland Garros, ele havia dado certo trabalho ao espanhol Rafael Nadal antes de cair por 7/5, 6/3 e 6/1.

Com o resultado, o brasileiro perde a chance de chegar à antepenúltima rodada de um Masters 1000 pela primeira vez na carreira e também de alcanãr a 24ª posição do ranking, superando o melhor posicionamento da vida de Fernando Meligeni.

Mesmo assim, o jovem, 22 anos, será recompensado na lista da ATP e deve aparecer na próxima segunda-feira no 26º lugar, um recorde pessoal.

Agora, o atleta dá uma pausa no circuito profissional e viajará a Bauru, no interior de São Paulo, para defender entre 7 e 9 de maio o Brasil contra o Uruguai buscando uma vaga na repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis. Na sequência, a partir do dia 10, ele tem compromisso marcado na Europa, onde jogará o Masters 1000 de Madri.

Comentários