Nem Santos, nem Santo André; o assunto no ABC é o "Bernô"

São Bernardo vem lotando o estádio nos jogos que pode levá-lo à elite do futebol estadual, superando, por muito, a participação das torcidas de Santo ... Foto: Gustavo Ellero/Divulgação

Torcida do São Bernardo lota estádio na Série A2

O Santo André está na decisão do Campeonato Paulista contra o Santos, o São Caetano disputa o título do interior. Enquanto as torcidas discutem qual é a maior do ABC, surge a do São Bernardo Futebol Clube, que na Série A2 estadual, já tem média de público superior a de seus futuros rivais. A um empate do inédito acesso, o estádio mais uma vez lotado deve ser o cenário da chegada do clube à elite, o que deve acirrar ainda mais a rivalidade local.

O "Bernô", como é chamado nas arquibancadas, ficou com um pé no acesso no último sábado, quando goleou o União Barbarense por 4 a 1, sob os olhos de mais de 12 mil pessoas. No dia seguinte, o Santo André se classificou para a final do Paulista com um público de 11.835. O São Caetano, para chegar à final do Troféu do Interior, jogou com muito menos, para discretas 800 pessoas.

Outros dados também surpreendem. O menor público do São Bernardo foi 2.700 pessoas, ainda na quinta rodada, contra o Votoraty. As duas equipes só conseguiram superar este número quando receberam os grandes e na semifinal do Paulistão. O atual clássico do ABC teve só 957 testemunhas.

A motivação da torcida pode ser explicada pelos resultados recentes. Nos últimos 11 jogos só houve uma derrota e o São Bernardo é a única equipe invicta na segunda fase.

A Guerreiros do Tigre, torcida uniformizada do São Bernardo, tem hoje 550 sócios. Carlinhos Pereira, presidente do grupo, conta que o público sempre foi bom, mas se tornou excelente durante a competição. Agora, ele espera mostrar na primeira divisão quem tem a maior torcida.

"Sempre vinha duas ou três mil pessoas e nesse ano a procura foi maior, soube que para sábado já tem 13.500 ingressos vendidos, mas não tem muita explicação como isso aconteceu. Nossa cidade é muito grande, tem muitos moradores, mas acho que estava carente por não ter um time. Por isso acabamos abraçando a equipe", disse Carlinhos, que lembra dos primeiros jogos da história do clube, em 2005.

"O primeiro jogo não teve, porque seria contra o Registro, mas eles levaram WO (risos). O segundo foi contra o São Vicente e o terceiro eu fui assistir, no meio disso eu fundei a torcida".

O clube tem cinco anos e meio de fundação e, se pelo menos empatar neste sábado, contra o Pão de Açúcar, chegará à elite estadual tão rápido quanto o Grêmio Barueri, atual Grêmio Prudente. Neste jogo, o mais importante da história do clube, Ney Mineiro também pode fazer história. Se fizer um gol, será o maior goleador que já passou pelo São Bernardo. Ele e Renato Peixe, hoje no Guaratinguetá, marcaram 21 vezes.

"Vai ser muito importante, pela marca e pelo o que o jogo representa. A relação da torcida com o time e comigo é muito boa, as pessoas conversam comigo na rua e isso nos dá uma força a mais, espero ir bem mais uma vez", disse o atacante, citando o real ídolo da torcida.

"O ídolo mesmo da torcida é o Raul. Ele já está aqui por mais tempo, é morador da cidade, é dele mesmo que gostam mais", continuou o atacante, seguido por Carlinhos.

"É o ídolo é mesmo o Raul, pelo tempo em que ficou, mas também gostamos muito do Ney Mineiro. Até porque eles e o Danielzinho jogam sempre com uma camisa da nossa torcida por baixo. Eles também nos acompanham e, pelo o que sei, no sábado todo time vai fazer isso".

Se o resultado no fim de semana for o esperado, o torcedor manda o recado a seus futuros rivais. "Todos sabem que a maioria da torcida é nossa, todo mundo vai ver na primeira divisão do ano que vem".

Comentários