Bellucci fatura estreia e escapa de Nadal nas oitavas

O confronto entre Rafael Nadal e Thomaz Bellucci no ATP 500 de Barcelona não mais acontecerá. Na manhã desta segunda-feira, o brasileiro confirmou o favoritismo em sua estreia pela competição e venceu o finlandês Jarkko Nieminen por duplo 6/4. Agora, ele precisa ganhar mais uma partida para ir às oitavas de final, em que não poderá enfrentar o espanhol, que desistiu do torneio.

Principal favorito ao título ao Torneio de Barcelona, do qual é pentacampeão, Nadal recebeu bye na primeira rodada e só começaria a atuar na segunda fase, contra o seu compatriota Guillermo García-López ou o belga Christophe Rochus.

Porém, anunciou na tarde desta segunda-feira que não poderá defender o pentacampeonato na Catalunha, já que ainda sente dores no joelho e prefere se poupar a disputa de Roland Garros.

A notícia abre a chave de Bellucci, que poderia enfrentar justamente o principal favorito ao título nas oitavas. Agora, se vencer o romeno Victor Hanescu e o alemão Andreas Beck, o brasileiro terá uma tarefa mais tranquila, enfrentando López, Rochus ou um tenista derrotado no qualificatório que substituirá Nadal.

Ratificando os prognósticos, o número três do mundo pode pegar Bellucci, que agora se prepara para encarar o vencedor do encontro entre o romeno Victor Hanescu e o alemão Andreas Beck. Nadal já bateu o sul-americano na abertura de Roland Garros, em 2008, em sets diretos de 7/5, 6/3 e 6/1.

Nesta segunda, o brasileiro não chegou a brilhar, mas fez o suficiente para ganhar de Nieminen, canhoto assim como o algoz. Número 13 do mundo 2006 e atualmente apenas o 63, o finlandês, perdia o primeiro set por 5/2 e diminuiu a desvantagem antes de perder; no segundo, o paulista rapidamente abriu uma quebra de saque, porém levou o troco antes de fazer 5/3 e enfim caminhar para a vitória.

Com o resultado, Bellucci conseguiu uma revanche. No fim de 2008, havia sido derrotado por 6/7 (5-7), 6/3 e 7/5 pelo europeu na quadra dura de Estocolmo. Esse piso é exatamente o preferido de Nieminen, que não costuma obter bons resultados no saibro, superfície na qual é disputada o ATP de Barcelona.

O brasileiro, que caiu para a 33ª posição do ranking após ser eliminado na abertura do Masters 1000 de Monte Carlo, busca somar pontos importantes para voltar ao grupo dos 32 melhores que serão cabeças-de-chave em Roland Garros.

Como havia sido derrotado logo em sua primeira apresentação na Catalunha no ano passado, ele subirá na lista na próxima semana caso ganhe pelo menos mais uma partida nesta edição do evento, diante de Hanescu, 39º melhor do planeta, ou Beck, 81º.

Comentários