Saiba quem seu time pode pegar nas oitavas da Libertadores

No fim, porém, o zagueiro David fez o terceiro gol do Flamengo e manteve a equipe viva na Libertadores Foto: Marino Azevedo/Vipcomm/Divulgação

Com vitória magra, Flamengo depende de outros times e só enfrentaria São Paulo ou Corinthians nas oitavas

Quatro jogos fecham a fase de grupos da Copa Libertadores nesta quinta-feira e definem os confrontos para as oitavas de final. Pelo Grupo 5, às 19h30, o Internacional joga no Beira-Rio contra o Deportivo Quito, enquanto o Cerro-URU recebe o já eliminado Emelec. Às 21h50, o Grupo 1 tem Corinthians e Independiente de Medellín no Pacaembu e Cerro Porteño e Racing-URU no Paraguai.

Na Copa Libertadores, o melhor primeiro colocado enfrenta o segundo colocado com a oitava melhor campanha, e assim sucessivamente. Os mexicanos San Luis e Chivas Guadalajara, que deixaram a edição 2009 por conta do surto de gripe suína, entram direto como 13º e 14º colocados, respectivamente. Por isso, os dois vice-líderes com piores campanhas ficam de fora. Flamengo e Internacional correm risco.

Saiba quem seu time pode enfrentar nas oitavas:

Corinthians:

Basta um empate nesta quarta-feira para se garantir como o melhor time da primeira fase - se perder, tem 100% de certeza de enfrentar o Chivas Guadalajara. Pontuando contra o Independiente, os corintianos pegam a 16ª equipe, posto entre Universitario-PER, Cerro-URU, Racing-URU, Flamengo e Internacional.

Para fugir dos brasileiros, o Corinthians torce pela eliminação do Flamengo, o que pode acontecer por uma vitória do Cerro-URU por três gols de diferença (enfrentaria os peruanos do Universitario) ou por uma vitória do Racing-URU por quatro gols de diferença (pegaria o próprio Cerro).

Se esses dois últimos resultados não acontecerem e houver empate sem gol no no Beira-Rio, os corintianos enfrentam o Inter. Se o empate for com gols, o adversário é o Universitario-PER.

Cruzeiro:

Com 11 pontos, ficará de olho no jogo do Inter: se os colorados perderem, empatarem ou vencerem por um gol de diferença, o Cruzeiro enfrentará o Universidad do Chile. Se o time de Jorge Fossati vencer por dois gols de diferença, enfrenta os próprios cruzeirenses. E se a vitória for por três ou mais gols, o Cruzeiro enfrenta o Nacional-URU.

Flamengo:

Há três resultados que podem eliminar o atual campeão brasileiro: empate entre Internacional e Deportivo Quito, vitória do Cerro-URU por três gols ou vitória do Racing-URU por quatro gols. Basta um desses placares para o Flamengo ficar de fora das oitavas.

Se nada disso acontecer e o Fla avançar, e o Corinthians fizer ao menos um ponto nesta quinta-feira, o caminho rubro-negro se encontra com o corintiano nas oitavas. Em caso de derrota do time de Mano Menezes, o adversário do Flamengo passa a ser o São Paulo.

Internacional:

Precisa da vitória para avançar sem depender de outros resultados. Se empatar, torce para o Racing-URU não vencer por quatro gols de diferença e para o Cerro-URU não vencer por três gols de diferença. Se perder, está fora.

Vencendo por um gol de diferença, enfrenta o Alianza-PER nas oitavas. Se for por dois gols, pega o Cruzeiro. E se vencer por vantagem de três ou quatro gols, enfrenta o Banfield. Com vantagem de cinco gols para cima, pega o Once Caldas. Se classificar com empate, fica entre Corinthians, Estudiantes e São Paulo.

São Paulo:

Se o Corinthians pontuar, o São Paulo passa a ser o segundo melhor líder, o que deixa as seguintes possibilidades: enfrentar o Universitario, o que é o mais provável em caso de vitória do Internacional. Se os colorados empatarem, o rival mais próximo passa a ser o próprio Inter.

Porém, com um empate do Inter e vitória do Cerro-URU por três gols, os uruguaios passam a ser o adversário são-paulino. No entanto, se ainda assim o Racing-URU vencer por quatro gols de vantagem, se torna o rival do São Paulo.

Em um último cenário, com derrota do Corinthians, o adversário mais provável é o Flamengo.

Comentários