Com futebol envolvente, Paraguai bate Eslováquia e encaminha vaga

Paraguai comemora - atm e interna Foto: Reuters

Melhor do início ao fim, Paraguai venceu com sobras

Em jogo fundamental para encaminhar os classificados no Grupo F, Paraguai mostrou um futebol ofensivo e convincente, encaminhando sua passagem às oitavas com uma vitória de 2 a 0 sobre a Eslováquia. O duelo foi realizado no Free Stade Stadium, em Bloemfontein.

Com quatro pontos em dois jogos, Paraguai encerrará sua participação na primeira fase da Copa enfrentando a frágil Nova Zelândia, o que lhe permite vislumbrar sete pontos e até a primeira posição da chave. Com apenas um ponto, a Eslováquia precisará de um grande resultado contra a Itália, na última partida, para projetar uma classificação que até aqui parece ser improvável.

A vitória sobre os eslovacos foi construída de forma muito convincente pelos paraguaios, que controlaram as ações durante os 90 minutos, tiveram momentos de jogo muito ofensivo e venceram com gols dos meias Vera e Riveros.

O jogo

Estratégia comum a muitos jogos das Eliminatórias Sul-Americanas, a formação com três homens de frente foi repetida por Gerardo Martino para enfrentar a Eslováquia. Em más condições físicas, Aureliano Torres deu lugar ao experiente Roque Santa Cruz, o segundo maior artilheiro da história da seleção paraguaia com 21 gols. A escalação ofensiva se refletiu em campo na etapa inicial em Bloemfontein.

A Eslováquia foi amplamente dominada, com a marcação paraguaia sempre atuante, roubando a bola e criando oportunidades. Já no início, Barrios assustou ao passar de calcanhar e receber de volta para finalizar por cima do gol de Mucha.

Riveros e Santa Cruz também assustaram em boas conclusões e na metade da primeira etapa o gol paraguaio já seria considerado justo. Pois aconteceu aos 27min: bola rebatida na frente sobrou para Lucas Barrios, que viu o deslocamento de Vera até a grande área e colocou na medida para o meia tirar o zero do placar.

A Eslováquia praticamente não assustou e foi bastante prejudicada pela má atuação de um ainda apagado Hamsik. Desarticulada, só conseguiu chegar à meta de Villar com um escanteio. Em bola respingada, Salata finalizou sem sucesso.

Na volta do intervalo, Paraguai adotou uma postura mais segura, sem tanta marcação à frente e optando sempre por deixar a bola com o adversário e tentar encontrar um lance pelo qual pudesse matar o jogo. Mesmo com os paraguaios assim, a Eslováquia seguiu com dificuldade de articular uma só jogada mais aguda.

Com esse panorama morno, a chance de gol mais clara na etapa final ainda foi dos paraguaios, em boa trama pela esquerda. Santa Cruz foi até a linha de fundo e deixou Vera livre para usar a cabeça e quase marcar, mas a bola passou a centímetros da meta eslovaca.

Já perto do fim, Paraguai ainda conseguiu o segundo gol. Depois de bola aérea, Paulo da Silva recuperou e ajeitou para Riveros, que chutou no cantinho, sem chances para a Eslováquia.

A definição do Grupo F ficará para a próxima quinta-feira: às 11hrs (de Brasília), o Paraguai pega a Nova Zelândia em Polokwane, enquanto a Eslováquia tenta a sorte contra a Itália em Johannesburgo

Comentários