Confira os possíveis caminhos do Brasil até a final da Copa

  Foto: Terra

À esquerda, o caminho se a Seleção confirmar o primeiro lugar do Grupo G; à direita, se o time ficar em segundo

Já classificada para as oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul, a Seleção Brasileira terá caminhos bem distintos dependendo de sua colocação final no Grupo G. O time do técnico Dunga precisa apenas de um empate contra Portugal, às 11h (de Brasília) desta sexta-feira, em Durban, para assegurar a liderança da chave.

O adversário das oitavas de final pode ser qualquer uma das equipes do Grupo H caso o Brasil termine em primeiro. Se a Seleção perder de Portugal e ficar em segundo, está descartado um confronto com a fraca Honduras, que tem chances remotas de classificação. Os confrontos mais prováveis são contra a defensiva Suíça, o envolvente Chile ou a favorita Espanha.

Nas quartas de final, se o Brasil passar em primeiro, é bem provável que aconteça um reencontro com a Holanda. O time laranja enfrenta a Eslováquia nas oitavas. Brasileiros e holandeses se enfrentaram três vezes na história das Copas: em 1974, vitória para o carrossel comandado por Cruyff; em 1994 e 1998, a Seleção levou a melhor. Se Kaká e companhia ficarem em segundo no Grupo G, o possível adversário nas quartas é bem menos temível: Paraguai ou Japão.

No caso de a equipe brasileira alcançar a semifinal, é bem melhor que tenha terminado a primeira fase na liderança. Neste cenário, os possíveis adversários sairão de Uruguai, Coreia do Sul, Estados Unidos e Gana. Se a Seleção ficar do outro lado da chave, tem grandes chances de enfrentar um "gigante" do futebol mundial: Argentina, Inglaterra e Alemanha são os prováveis oponentes, além do México.

Comentários