Italianos culpam Lippi por "vergonha": pior Itália da história está fora

  Foto: Getty Images

Veículos lembram que treinador italiano deixou de convocar jogadores como Antonio Cassano e Marco Ballotelli

A imprensa da Itália dá grande destaque ao "Mundial da vergonha" e responsabiliza o treinador Marcelo Lippi pelo "desastre" da campanha da seleção do país na Copa do Mundo da África do Sul, após a derrota por 3 a 2 para a Eslováquia, na última quinta-feira, e a eliminação ainda na primeira fase.

A palavra "vergonha" é a mais utilizada nas capas dos jornais que chegam nesta sexta-feira às ruas do país. A imprensa afirma que a eliminação é uma das páginas mais tristes da história do futebol tetracampeão do mundo.

O Corriere dello Sport, por exemplo, traz "Vergonha!" em letras enormes como sua manchete. Em suas páginas interiores, o diário esportivo destaca a opinião da maioria dos italianos: "Lippi, a culpa é só sua".

Desde 1974 a Itália não ficava fora de uma Copa do Mundo ainda na primeira fase. Desta vez, porém, a situação é ainda pior, já que a equipe nunca tinha saído de um Mundial sem vencer nenhum jogo.

"É a página mais horrível e humilhante de nossa seleção", afirma uma coluna assinada por Alessandro Vocalelli e publicada na capa do próprio Corrierre dello Sport.

"Tudo negro! A pior Itália da história está fora", é o que destaca a capa do La Gazzetta dello Sport, o jornal esportivo mais lido do país, que acrescenta em suas páginas internas: "Itália para chorar".

Desde o início da Copa, como lembra a imprensa italiana, os torcedores questionaram as decisões do treinador, que não convocou jogadores como Antonio Cassano (Sampdoria) e Marco Ballotelli (Inter de Milão), ou outras opções para o ataque.

Para a Gazzetta dello Sport, Lippi é culpado por ter ficado "muito unido a seus homens de confiança" e não ter feito testes com jogadores como Cassano e Balotelli.

"O Mundial da vergonha. A Itália volta para casa", destaca o jornal generalista La Stampa que afirma que a campanha foi o "fracasso de Lippi", e a "página mais negra do futebol italiano".

As palavras do volante Gennaro Gattuso, que disse que o time italiano passou de "campeões do mundo" a "cavalheiros da vergonha", foram publicadas em vários veículos.

O jornal romano Il Messaggero diz que o time foi eliminado "sem honra". A publicação dedica um grande espaço à amargura, raiva e tristeza dos italianos que acompanharam a partida perante telões instalados em vários pontos importantes do país.

Para o jornal La Repubblica a Copa se resume em "vergonha e lágrimas" para os italianos, e a eliminação é a "Waterloo azzurra".

Comentários