Desorganização, roubos e apagões mancham a Copa da África

Polícia e torcedores - 301 Foto: AP

Torcedores sofrem com problemas no Mundial

Greves, congestionamentos, apagões, roubos e furtos... A Copa do Mundo da África do Sul está apenas na terceira rodada da fase classificatória e já coleciona uma lista extensa de preocupações.

A Fifa empurra os questionamentos sobre desorganização ao Comitê Organizador Local (COL). Este, por sua vez, dá respostas simplistas e pouco esclarecedoras. Muitas vezes ridículas.

Autoridades e cartolas sul-africanos se defendiam das críticas durante e após a Copa das Confederações 2009 dizendo que a competição servia como laboratório. E que haveria tempo para corrigir o que fosse necessário. Ledo engano.

Com o volume maior de torcedores e delegações oficias no Mundial, o país sede teve suas fragilidades ainda mais expostas. Torcedores não conseguem chegar aos estádios por causa do trânsito. Seguranças em greve abandonam os postos de trabalho em dia de jogos. Jornalistas têm dinheiro furtado de dentro dos cofres em hotéis oficiais. E muito mais...

O Terra foi em busca de declarações da Fifa, do COL e das autoridades sul-africanas sobre como reagiriam aos problemas apresentados na estrutura, segurança e organização da competição mais importante na história do continente.

Torcedores de Brasil, Argentina, Estados Unidos, Chile e México também foram ouvidos para passar a opinião sobre a organização e como enfrentaram os problemas nestas primeiras semanas de Copa do Mundo

Comentários