Federer perde para checo e dá adeus ao hepta em Wimbledon

Roger Federer deu adeus ao sonho de conquistar seu sétimo título do tradicional torneio de Wimbledon. O suíço foi derrotado pelo checo Thomas Berdych, por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6, 6/1 e 6/4, em 2h34 de partida. Finalista em Londres desde 2003, o cabeça de chave 1 deixa a competição de forma precoce. Em sete finais consecutivas, o suíço venceu seis e havia perdido apenas para Rafael Nadal, em 2008. Berdych enfrenta na semifinal Novak Djokovic, que venceu o taiwanês Yen-Hsun Lu, por 3 a 0 (6/3, 6/2 e 6/2).

A partida começou bastante equilibrada com disputas de igual para igual. Berdych dava indícios de que estava em quadra e não temia o currículo de Federer no torneio britânico. Eficientes em seus serviços, os tenistas deram pouquíssimas chances para o rival quebrar o saque. No entanto, na única chance que teve, Berdych aproveitou e finalizou a parcial por 6/4, em 34 minutos. O checo fechou o primeiro set com quatro aces contra cinco de Federer, com 14 bolas vencedoras contra 11 do suíço e cinco erros não forçados contra três do rival.

Com 1 a 0 de desvantagem, Federer precisava mostrar poder de reação para retomar o controle do confronto. O suíço fez um bom segundo set e conseguiu empatar o embate, fechando a parcial por 6/3, em 37 minutos. Melhor em quadra, o cabeça de chave 1 fez 12 bolas ganhadoras contra nove, quatro aces contra dois e cometeu apenas dois erros contra três do checo. Assim como na primeira parcial, as chances de quebra foram quase inexistentes. Federer aproveitou a única oportunidade que apareceu e igualou o duelo.

Apesar da vitória no segundo set, Federer não estava nos melhores dias. No terceiro e quarto sets, o suíço perdeu o controle do jogo e Berdych dominou a partida. Na terceira parcial, o checo fez cinco aces contra um, 12 bolas ganhadoras contra cinco e cometeu seis erros contra três de Federer, que sacou muito mal, colocando apenas 61% dos primeiro serviços em quadra contra 77% de Berdych. Arrasador, o checo fechou a parcial por 6/1 e retomou a liderança no placar, em apenas 27 minutos de duelo.

No quarto set, Berdych continuou em excelente performance dentro de quadra, conquistando uma quebra na metade da parcial. Federer seguiu lutando bravamente, teve chance de devolver a quebra no décimo game, porém, o checo sacou bem na reta final e fechou a partida por 6/4, em 56 minutos. O fator decisivo para a vitória de Berdych foram as bolas vencedoras. O checo fez 51 golpes ganhadores contra 44 de Federer. Além disso, apesar de ter feito mais aces (14-12), o suíço não foi bem no serviço, pois conquistou apenas 70% dos pontos quando colocou o primeiro serviço em quadra contra 82% de Berdych.

Comentários