Djokovic vence Murray, amplia tabu britânico e é bi na Austrália

Com atuação bastante segura e sem dar chances ao adversário, Novak Djokovic faturou na manhã deste domingo o título do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada 2011. O sérvio, que já havia vencido o torneio em 2008, se sagrou bicampeão ao passar pelo escocês Andy Murray por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/2 e 6/3, mantendo vivo um tabu britânico de 74 anos sem conquistas nas principais competições do tênis mundial.

Além de voltar a triunfar em Melbourne, Djokovic já faz "sombra" ao suíço Roger Federer na disputa pela segunda posição do ranking da ATP. Enquanto isso, Murray amarga a terceira derrota em finais de Grand Slam e segue sem um título de expressão na carreira (antes, foi batido nas decisões do Aberto dos Estados Unidos de 2008 e no Aberto da Austrália do ano passado, ambas para Federer.

Ao vencer Murray pela quinta vez em nove confrontos, Djokovic encerra também uma série de três derrotas seguidas para o rival, quinto colocado no ranking. O título conquistado na Rod Laver Arena coroa uma campanha quase perfeita nas últimas duas semanas na Austrália. No período, perdeu apenas um set, para o croata Ivan Dodig, na segunda rodada. Desde então, contou com o abandono do compatriota Viktor Troicki em seguida e mais tarde passou facilmente por Nicolás Almagro, Tomas Berdych e Roger Federer.

Os dois primeiros sets da final foram um reflexo da campanha do sérvio - que no fim de 2010 havia liderado seu país na conquista da Copa Davis. Com um bom primeiro serviço, Djokovic forçava Murray a devolver bolas fáceis, para então definir os pontos.

O set decisivo, no entanto, foi marcado pela alternância de bons e maus momentos para ambos os tenistas. Murray esboçou uma reação, vencendo um game com saque do sérvio - que devolveu, logo depois, a quebra. Nenhum dos dois conseguia confirmar com tranquilidade seus serviços, ao passo que a falta de mobilidade e confiança do britânico aumentava a cada ponto.

Djokovic aproveitou o bom momento e acelerou o jogo nos games finais. Com mais uma quebra de serviço, ampliou a vantagem para 5/3 e sacou para vencer o Grand Slam.

Palco da final, a Rod Laver Arena recebeu 20 mil pessoas na decisão do torneio. Como nem todos cabem no complexo, telões foram instalados nos arredores. Em todo o Aberto da Austrália, o número total de expectadores ultrapassou a marca de 650 mil.

Comentários