Em meio a polêmica, Lotus anuncia brasileiro como piloto de testes

Lotus lança carro para temporada 2011 da Fórmula 1; equipe optou por manter a pintura em verde e dourado, como fez em 2010. Foto: Team Lotus/Divulgação

Ex-piloto de testes da Virgin, Luiz Razia foi anunciado no mesmo dia de lançamento de novo carro (foto)

O brasileiro Luiz Razia foi anunciado nesta segunda-feira como novo piloto de testes da Lotus para a temporada 2011 da Fórmula 1. O baiano, 22 anos, executou a mesma função durante a última temporada na Virgin, e chega para ocupar o espaço deixado na escuderia de Tony Fernandes após a saída do malaio Fairuz Fauzy.

O brasileiro foi confirmado como reserva no mesmo dia em que a escuderia lançou seu carro para a temporada 2011. O time optou por um evento online, exibindo fotos do modelo T128 - que terá motores Renault e mantém a pintura em verde e dourado, como a que foi usada em 2010.

A escuderia malaia disputará a próxima temporada em meio à polêmica da disputa dos direitos do nome da Lotus, equipe de Colin Chapman que contou com Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna e Nelson Piquet. Até agora, em seu discurso, Razia não se mostra preocupado com a possibilidade de que seu novo time perca do espólio para a Lotus Renault.

"Como todo mundo pode imaginar, estou realmente muito feliz em ter essa oportunidade única com a Lotus, um time que teve os três maiores pilotos da história do Brasil", disse o piloto baiano, que originalmente revezará o carro com Jarno Trulli e Heikki Kovalainen nos treinos livres de sexta-feira antes de quatro etapas da temporada.

"Por ser o terceiro piloto, devo fazer um teste antes da temporada e pelo menos quatro sextas-feiras durante o ano, incluindo o GP do Brasil, além dos eventos que eles vão promover. Estou muito ansioso para entrar no carro", completou.

Razia também será o representante da equipe júnior da Lotus na GP2, a Air Asia Team. O baiano, que foi campeão da Fórmula 3 sul-americana em 2006, disputou provas também da Fórmula 3000 europeia, da GP2 e da GP2 Asiática. Depois de entrar na F1 pela Virgin, o brasileiro se mostra animado com a nova equipe.

"Fico emocionado em saber que meu nome será associado ao da Lotus, equipe que está no coração de todos os brasileiros", disse Luiz Razia, que não participou da apresentação da equipe nesta segunda-feira. "Em breve, teremos novidades sobre outros patrocinadores que nos ajudarão ainda mais a cumprir nossas metas", completou.

Comentários