Chinesa surpreende Clijsters e é campeã no WTA de Sydney

Com status de terceira favorita à conquista do torneio WTA de Sydney, a belga Kim Clijsters esperava ter vida fácil na final da competição, na qual enfrentava a chinesa Na Li, apenas a oitava cabeça-de-chave do torneio. No entanto, foi surpreendida na quadra e acabou sendo derrotada por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (3) e 6/3, em uma hora e meia de partida.

É apenas o quarto título da tenista asiática na carreira. A atleta de 28 anos é a 11ª melhor do mundo pela WTA, e conseguiu sua segunda vitória sobre a rival europeia, que a venceu em outras quatro ocasiões.

Caso vencesse, Clijsters conquistaria o 41º título da carreira e ficaria mais próxima de roubar a segunda posição no ranking da russa Vera Zvonareva. A última vez em que as duas tenistas se enfrentaram foi no Aberto dos Estados Unidos de 2009, com vitória da belga por 2 sets a 0, em parciais de 6/2 e 6/4.

Desta vez, no entanto, Li foi melhor durante todo o período, errando menos e vendo uma irreconhecível Clijsters, que falhava nos momentos cruciais, como quando levou o primeiro set ao tie-break, mas não conseguiu vencer a disputa final. No segundo set, a chinesa ainda levou dois aces e quebrou o saque da rival por duas vezes para vencer em um fácil 6/3, finalizando o jogo e levantando a taça.

Comentários