Neymar ganha esquema igual ao do Santos para brilhar na Sub-20

Neymar brinca com bola em treinamento. Foto: Martin Borna/Terra

Neymar atua aberto pelo lado esquerdo, da mesma maneira que no Santos

O técnico Ney Franco não chegou a fazer um time à feição de Neymar, mas utiliza o mesmo sistema de jogo na Seleção Sub-20 com o qual o Santos conquistou os títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista de 2010 e com o qual o atacante despontou como craque.

Na parte ofensiva, o desenho tático tem em suas pontas dois atacantes (ou meia-atacantes) abertos. Um centroavante e um meia armador completam o esquema que tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil.

"O Coritiba jogou assim (em 2010, durante a disputa da Série B com Ney Franco) e outras equipes brasileiras fazem o mesmo. A gente não pode confundir e dizer que só depois da Copa passou a se jogar assim no Brasil. Alguns times jogavam assim antes, o Santos jogava assim. É a tendência", explicou .

Sob o comando de Dorival Júnior, o Santos atuava com Neymar aberto pela esquerda, Paulo Henrique Ganso centralizado no meio-campo, Robinho na direita, com mais liberdade para se movimentar até o centro, e André como centroavante.

Na Seleção Sub-20, Ney Franco variou na formação entre a estreia contra o Paraguai e a partida contra a Colômbia. No primeiro jogo utilizou Neymar na mesma ponta esquerda, optou por Oscar como "substituto" de Ganso, improvisou Lucas aberto na direita e colocou Henrique no meio da área.

Forçado pela suspensão de Henrique e o desempenho fraco de Oscar, preferiu fazer mudanças. Escalou outro atacante (Diego Maurício) na extremidade direita e deslocou Lucas para o centro. Willian José foi o centroavante.

O esquema foi aprovado. Para o jogo deste domingo contra a Bolívia, em Moquegua, Ney Franco já avisou que vai manter o esquema e a tendência continue até o final do campeonato. No máximo trocará as peças.

As semelhanças com o Santos não param por aí, segundo Ney Franco. "Ter o Neymar na ponta faz uma diferença enorme. Ele pode usar esse talento de forma semelhante, porque aqui também temos uma equipe técnica. Coincidentemente ainda tem dois laterais que vieram do Santos (Danilo e Alex Sandro)", disse.

À feição de Messi

Vale como lembrança a tática adotada por Maradona na formação da seleção argentina para a Copa do Mundo da África do Sul. Na ocasião, o treinador disse abertamente que compôs o time tendo como base o Barcelona, clube pelo qual Lionel Messi apresentava melhor rendimento. A prática não funcionou e a Argentina foi eliminada nas quartas de final.

Comentários