Djokovic volta a bater Federer, vai à final e tenta bi em Melbourne

O sérvio Novak Djokovic voltou a jogar o melhor de seu tênis e derrotou inapelavelmente o suíço Roger Federer, em sets diretos, parciais de 7/6, 7/5 e 6/4 e se classificou para a final do Aberto da Austrália pela segunda vez na carreira. O número 3 do mundo repetiu, assim, a atuação primorosa de três anos atrás quando, também na semifinal do primeiro Grand Slam do ano, derrotou o então número 1 do mundo Federer - 7/5 6/3 e 7/6 (7/5).

O jogo na Rod Laver Arena, que fechou a rodada desta quinta-feira, começou equilibrado, com os dois tenistas jogando de acordo com seus estilos e mantendo seus serviços. Mais agressivo, Federer anotou 15 pontos vencedores e 15 erros não forçados, ao passo que Djokovic, mais consistente, conseguiu 10 winners e 10 erros na primeira parcial.

Sacando muito bem e colocando excelentes golpes de esquerda, Djokovic mantinha as trocas de bola equilibradas no primeiro set, que se estendeu até ser decidido no tie break.

No game desempate, o sérvio - que tinha na arquibancada a torcida de sua compatriota Ana Ivanovic - conseguiu um minibreak no terceiro ponto, abrindo 4 a 1, para fechar o set em seguida, depois de uma esquerda de Federer na rede.

Viradas espetaculares

O segundo set não começou mais promissor para Federer. O atual campeão do torneio tinha dificuldades em seu serviço e foi quebrado logo no terceiro game da partida. Mas o que parecia um game encaminhado para Djokovic se tornou, de repente, favorável ao suíço, que não só devolveu a quebra como venceu cinco games seguidos, para abrir 5 a 2 e, posteriormente, sacar para o set em 5 a 3.

Uma quebra de Djokovic, no nono game do set, porém, fez a maré pender para o lado do sérvio, que voltou a quebrar o saque de seu adversário, para fechar em seguida, em um game tranquilo, o segundo set em 7 a 5. No segundo set, foram 11 erros não forçados e 10 winners para Djokovic, contra 14 e nove de Federer. "Eu estava abaixo 5 a 2 e de repente eu estava voltei na partida. Sabe-se lá o que seria a partida se eu tivesse perdido", declarou o Djokovic, em entrevista ao ex-jogador Jim Courier, após o final da partida.

Na última parcial, Djokovic voltou mais intenso, se movendo melhor e levando vantagem na maioria das trocas de bola. Com uma quebra logo no terceiro game, o sérvio abriu vantagem e não permitiu a seu adversário ameaçar seu saque na maioria dos games, exceção do oitavo game, quando Federer após desperdiçar várias chances, finalmente conseguiu empatar a partida, com uma passada de direita na paralela.

A quebra, contudo, foi inútil, já que Federer em game irregular teve seu saque quebrado - após um erro de esquerda cruzada na rede - novamente no game seguinte, permitindo ao sérvio sacar, em 5 a 4, para a partida em seguida. Oportunidade não desperdiçada pelo número 3 do mundo que eliminou pela terceira vez o melhor tenista da história em uma semifinal de Grand Slam.

Na final, Djokovic enfrenta o vencedor da partida entre David Ferrer e Andy Murray, que duelam nesta sexta-feira.

Comentários