Irritado com torcida, Jonas decide e dá primeira vitória ao Grêmio

Com dois gols do irritado Jonas, o Grêmio venceu o São José na noite desta sexta-feira por 2 a 1 e conquistou sua primeira vitória no Campeonato .... Foto: Roberto Vinícius/Futura Press

Vaiado, artilheiro do Brasileiro de 2010 esbravejou com a torcida em sua comemoração

Assim como em seus dois primeiros jogos no Campeonato Gaúcho, o Grêmio sofreu contra o São José na noite desta sexta-feira no Estádio Olímpico. A diferença foi que Jonas esbravejou, reclamou com a torcida, mas resolveu jogar o futebol que fez dele o artilheiro do Brasileiro de 2010. Com dois gols nos 15 minutos finais, o atacante decidiu, virou a partida e garantiu a vitória por 2 a 1 de sua equipe.

Com o primeiro triunfo dentro do Estadual, o Grêmio chegou aos cinco pontos na chave 1 da Taça Piratini, e segue atrás do líder Veranópolis, que venceu suas partidas e tem seis pontos.

O jogo:

Quarenta e oito horas depois de empatar com o Ypiranga, o time de Renato Gaúcho já estava em campo novamente para a partida válida pela quarta rodada do Estadual - adiantada para a noite desta sexta-feira -, e dava sequência a sua maratona de jogos.

O Grêmio controlou as ações da partida desde o primeiro tempo. Logo aos 5min, em chute de longa distância de Fábio Rochemback, já mostrou a que vinha na partida. Sete minutos depois, a primeira chance de gol para o time tricolor. Tabela entre Jonas e Gabriel, e o lateral, pelo lado direito da área, bateu para a defesa do goleiro Rafael.

Marcando muito, o Sâo José se preocupou mais em evitar o jogo de troca de passes gremista. Sem a bola, o time da capital gaúcha se postava sempre todo em seu campo de defesa, dificultando as ações gremistas.

Aos 25min, mais uma chance de gol. Fábio Rochemback tabelou com André Lima, e, de novo pela direita, chutou na rede pelo lado de fora. Aos 28min, Douglas bateu falta da meia direita, Paulão não desviou e a bola se chocou com a trave.

O gol ficava mais perto, mas a bola teimava em não entrar. O centroavante André Lima perdeu a chance mais clara de todas, aos 35min, ao cabecear livre cruzamento vindo de Gabriel. Sem goleiro, o camisa 9 gremista jogou a bola no travessão.

Sem assustar no primeiro tempo, o São José voltou do intervalo com outra postura. Logo aos 2min, já havia chegado em cruzamento que Victor segurou firme. E já no lance seguinte, aos 3min, abriu o placar em um golaço de Marabá. Em chegada pela direta, Gabriel cruzou para Lê. A bola foi interceptada por Victor, na entrada da área, de soco e foi para a entrada da área. Marabá, quase do meio de campo, pegou o rebote, de primeira, e encobriu o goleiro da Seleção Brasileira, que não conseguiu voltar para a meta a tempo.

Sem sentir o gol, o Grêmio se jogou ao ataque e acumulou chances. Logo aos 7min, Jonas completou cruzamento de Dener, que entrou no lugar de Matheus Carioca no intervalo, e quase empatou. A bola passou a centímetros da trave. Aos 8min, Douglas soltou o pé da entrada da área e fez Rafael voar no ângulo direito e jogar a bola para escanteio.

O São José esperou o time tricolor no seu campo, e apostou nos contra-ataques. Os gremistas mantinham a posse de bola, e rondavam a área dos visitantes. Aos 15min, Rafael foi obrigado a fazer outra grande defesa. Jonas fugiu da marcação pela direita e colocou na área, rasteiro. O zagueiro Alexandre tocou a bola para trás, e o goleiro do São José quase foi encoberto. Mais uma chance desperdiçada.

Ainda que no campo do São José a todo momento, o Grêmio insistia pelo meio. O clima começou a ficar tenso, com a cobrança da exigente torcida tricolor. Até que Jonas resolveu aparecer. Aos 30min, o atacante recebeu passe na entrada área e bateu forte no canto, sem chances para o goleiro adversário. Na comemoração, o jogador foi na direção dos torcedores, esbravejou, colocou a mão nas orelhas, mandou um recado e voltou ao campo - a torcida reagiu instantaneamente com vaias.

Sete minutos depois, o artilheiro do Brasileiro do ano passado decidiu o confronto. Em bela cobrança de falta - o que não é sua especialidade -, Jonas acertou o ângulo do goleiro Rafael e virou para o Grêmio.

Sem show, o time tricolor conquistou sua primeira vitória no Gaúcho e ganhou forças para encarar o Liverpool-URU pela primeira fase da Libertadores. Antes da primeira decisão da temporada, entretanto, Jonas e Cia. terão outro compromisso pelo Estadual, contra o Universidade, às 17h (de Brasília) de domingo, no Complexo Esportivo Ulbra. Já o São José volta a campo contra o Juventude, às 19h30 de segunda-feira, no Estádio Passo d'Areia.

Comentários