Seleção acorda cedo, pega estrada e joga em horário impróprio

Grupo realiza trabalho um dia após a vitória sobre o Paraguai, na estreia do Sul-Americano Sub-20. Foto: Mowa Press/Divulgação

Delegação tem rotina especial para duelo contra Bolívia; desgaste físico é preocupação

O horário, a localização e a opção de ficar em uma cidade diferente da qual será realizada a partida fizeram com que o duelo contra a Bolívia na cidade de Moquegua, neste domingo, às 14h30 (de Brasília), virasse uma dor de cabeça para a Seleção Brasileira Sub-20.

Concentrados em Tacna para o Sul-Americano da categoria, os brasileiros reclamaram do que consideram uma desvantagem. Enquanto no Grupo A as seleções não vão sair de Arequipa até o final do torneio, na outra chave existe um deslocamento indesejado por vários aspectos.

Em primeiro lugar, Moquegua tem infra-estrutura limitada. Todos os hotéis da cidade estão lotados, o que fez a Seleção optar pela hospedagem em Ilo, distante uma hora e meia do Estádio 25 de Novembro, o local do jogo.

Desta forma, os brasileiros acordaram às 7h (10h de Brasília) para que a programação ocorra dentro dos horários estipulados. Depois do café da manhã e da preleção de Ney Franco, o ônibus da Seleção pegou a estrada às 8h30.

Tudo porque a partida está marcada para as 11h30 locais, horário considerado impróprio por especialistas para a prática do futebol. O preparador físico da Seleção Sub-20, Alexandre Lopes, disse que o confronto é visto com atenção pela comissão técnica.

"Temos uma preocupação com essa partida. Teremos de ter mais cadência em campo e manter os jogadores sempre hidratados", explicou o preparador, que ainda lamenta as mudanças na rotina dos jogadores. Por todos os outros jogos da primeira fase serem à noite, a programação, com exceção deste sábado, previa treinos no final da tarde e despertar por volta das 9h.

Ao menos, a cidade de Moquegua possui um clima mais ameno do que em Tacna. A temperatura prevista para o horário do jogo é próxima de 25°C, mas o sol deve aumentar sensação térmica.

"É preocupante, mas fizemos uma boa preparação para aguentar isso. Estamos um mês e meio em preparação e essa é a hora de mostrar que estamos bem", disse o meio-campista Casemiro.

Mudança na tabela

A programação inicial do Sul-Americano Sub-20 previa duas rodadas da primeira fase em Moquegua. Porém, por solicitação dos participantes devido à estrutura limitada da cidade, a quarta rodada passou para Tacna.

Se por um lado evitou a estadia prolongada na região, a decisão trouxe dois contratempos. A rodada seguinte será realizada depois de apenas um dia de intervalo e o deslocamento de volta deixará a agenda ainda mais apertada.

Para o Brasil especificamente, a parada prolongada em Moquegua permitiria uma adaptação gradual à altitude de Arequipa, localizada a mais de 2.300 m acima do mar. A cidade do jogo de hoje tem cerca de 1.400 m de altitude.

Comentários