Thiaguinho vê série contra Argentina como "bom parâmetro" para o Pan

Thiaguinho treina para o Pan com a seleção brasileira
(Foto: Alexandre Arruda/CBV)



















Enquanto o elenco principal da seleção masculina de vôlei acaba de encerrar sua participação na primeira fase da Liga Mundial, um outro grupo de jogadores está finalizando a preparação para os Jogos Pan-Americanos de Toronto. O comando, por ora, está nas mãos de Maurício Mota. Depois das finais da Liga no Rio de Janeiro, entre 15 e 19 deste mês, Rubinho, auxiliar de Bernardinho na seleção "A", passa a dirigir o grupo já em Toronto, a partir do terceiro jogo.

Até lá, a jovem equipe fará três amistosos contra a Argentina: neste sábado em Natal; no dia 6 em Fortaleza; e no dia 11 em João Pessoa. 

- Temos que fazer os ajustes finais e ganhar ritmo de jogo, por isso, não há nada melhor do que estes amistosos marcados no Nordeste. Jogar contra um time como a Argentina, que está na nossa chave e brigará pelo título no Pan, nos dará um bom parâmetro para ver como estamos preparados para o campeonato -  analisou o levantador Thiaguinho.

Para o oposto Rafael Araújo, apesar da pouca experiência, o grupo tem condições plenas de conquistar o tricampeonato pan-americano: 

- Apesar de sermos todos jovens, já vivenciamos momentos de pressão tanto no clube quanto na própria seleção. Acredito que é justamente a juventude deste grupo que vai nos motivar a querer ainda mais esse título.

Atual campeão, o Brasil está no Grupo B, ao lado de Colômbia, Cuba e Argentina. A estreia será no dia 17 de julho diante dos colombianos. Esta não será a primeira vez que a CBV terá uma equipe "B" em Jogos Pan-Americanos. Em Guadalajara, o Brasil também veio reformulado. O central Gustavo Endres, remanescente do grupo que conquistou o ouro olímpico em Atenas 2004, e o levantador Bruninho eram os maiores destaques. Mesmo sem força máxima, o time confirmou o favoritismo e sagrou-se campeão ao derrotar na final a forte seleção cubana, com a ajuda de nomes como o oposto Wallace, que ainda não havia se firmado no grupo e hoje é um dos principais jogadores da seleção. 

Com 14 medalhas na bagagem em Jogos Pan-Americanos, sendo quatro ouros, seis pratas e quatro bronzes, o time verde e amarelo venceu as duas últimas edições, em Guadalajara, no México, em 2011, e no Rio de Janeiro, em 2007. 

CONVOCADOS
Douglas Souza - Ponteiro
Flávio Gualberto - Central
João Rafael - Ponteiro
Kadu - Ponteiro
Maurício Borges - Ponteiro
Maurício Souza - Central
Murilo Radke - Levantador
Otávio - Central
Rafael Araújo - Oposto
Renan Buiatti - Oposto
Thiaguinho - Levantador
Tiago Brendle - Líbero

JOGOS PAN-AMERICANOS DE TORONTO
1ª Fase
17.07 (Sexta-Feira) - BRASIL x Colômbia - 14h30 (Horário de Brasília)
19.07 (Domingo) - BRASIL x Cuba - 14h30 
21.07 (Terça-Feira) - BRASIL x Argentina - 14h30 

Globo Esporte

Comentários