Libertadores preenche 32 das 38 vagas para 2016

(Foto: Reprodução)


A Copa Libertadores de 2016 já tem 32 equipes classificadas. Faltam apenas seis vagas no torneio. As três vagas do Peru estão em aberto, duas da Colômbia e uma do Equador.

Dos outros países, todos os classificados já estão definidos. Nem todos (exemplo do Paraguai) tem posições definidos, mas todos têm equipes definidas.

Na Colômbia, as duas vagas dependem do Torneio Finalización e da Copa Sul-americana. O campeão do Finalización vai para a fase de grupos da Libertadores, como Colômbia 2. Independiente Medellín, Atlético Nacional, Deportes Tolima e Junior de Barranquilla disputam a semifinal do torneio. O campeão leva.

Já a segunda vaga depende do Santa Fe, finalista da Copa Sul-americana. Caso o clube vença o torneio, garante a vaga da Colômbia 3 e vai para os playoffs da Copa Libertadores. Caso perca, a vaga para a Libertadores vai para o clube com melhor pontuação não campeão na temporada. Assim, disputam a vaga Independiente Medellín, Atlético Nacional e Deportes Tolima. O clube não for campeão do Finalización e tiver melhor campanha, leva vaga em caso de derrota do Santa Fe.

No Equador, ainda não estão definidos os classificados por posição. Mas LDU Quito e Emelec estão classificados. A LDU Quito já se qualificou como campeão do primeiro turno e deverá ser o Equador 1, mas pode ser o 2, caso o Emelec vença o segundo turno e passe em pontos na tabela geral a LDU.

O Emelec está classificado mesmo não vencendo o título do segundo turno. Nesse caso, a equipe seria o Equador 3, por ter a melhor campanha somando os dois turnos (ou segunda melhor, com a LDU, já classificada, tendo a melhor).

A última vaga depende da última rodada do segundo turno. Caso Universidad Católica ou Independiente del Valle vençam o segundo turno, eles serão Equador 2 e o Emelec entra na pré-Libertadores. Caso LDU Quito ou Emelec vençam o segundo turno, o Equador 3 será o Indpendiente del Valle, dono da melhor campanha dos turnos somados, sem um título.

No Peru, a situação é mais fácil. Quatro clubes disputam a semifinal do torneio nacional. Campeão e vice vão direto para a fase de grupos da Libertadores. O terceiro colocado vai para a pré-Libertadores. No momento, Sporting Cristal, Melgar, Real Garcilaso e Universidad César Vallejo são os clubes na disputa. Cristal e Melgar venceram os jogos da ida contra César Vallejo e Garcilaso.

O sorteio dos grupos e da primeira fase (chamada de pré-Libertadores) acontece no dia 22 de dezembro.

Classificados por País

ARGENTINA

Fase de grupos
River Plate
Boca Juniors
San Lorenzo
Rosario Central
Racing

1ª fase
Huracán

BOLÍVIA

Fase de grupos
Bolívar
The Strongest

1ª fase
Oriente Petrolero

BRASIL

Fase de grupos
Corinthians
Palmeiras
Atlético-MG
Grêmio

1ª fase
São Paulo

CHILE

Fase de grupos
Cobresal
Colo-Colo

1ª fase
Universidad de Chile

COLÔMBIA

Fase de grupos
Deportivo Cali
Colômbia 2

1ª fase
Colômbia 3

EQUADOR

Fase de grupos
LDU Quito
Emelec ou Equador 2

1ª fase
Equador 3 ou Emelec

MÉXICO

Fase de grupos
UNAM Pumas
Toluca

1ª fase
Puebla

PARAGUAI

Fase de grupos
Cerro Porteño
Olimpia ou Guaraní

1ª fase
Guaraní ou Olimpia

PERU

Fase de grupos
Peru 1
Peru 2

1ª fase
Peru 3

URUGUAI

Fase de grupos
Nacional
Peñarol

1ª fase
River Plate

VENEZUELA

Fase de grupos
Deportivo Táchira
Trujillanos

1ª fase
Caracas

Placar

Comentários