Dorival crê que clubes brasileiros terão maior desgaste com nova Libertadores

(Foto: Antônio Cícero/Photopress/Estadão Conteúdo)


Treinador do Santos, Dorival Júnior foi um dos convidados do "Bem, Amigos" desta segunda-feira. Dentre outros assuntos, comentou sobre o novo calendário da Libertadores, que dura todo o ano, diferentemente das últimas edições, que se encerravam na metade da temporada. Para o comandante do Alvinegro Praiano, os clubes brasileiros precisam "entender um pouco mais" sobre o formato atual para tirar proveito. Ao mesmo tempo, também acredita que oscilações serão naturais por conta do calendário inchado, com jogos do Brasileiro e Libertadores em sequência.


- Se nós conseguimos entender um pouco mais essa Libertadores, por já ter um campeonato nacional longevo, como tem acontecido nos últimos anos, fatalmente poderemos sim tirar algum proveito. Naturalmente, nós temos que contar com as oscilações que nossas equipes terão ao longo de toda a temporada. Às vezes não é fácil, porque o acompanhamento do Campeonato Brasileiro em paralelo com a Libertadores vai trazer desgaste muito grande - comentou.

Como exemplo do desgaste, Dorival citou o trajeto feito pela equipe para enfrentar o Sporting Cristal, do Peru em jogo fora de casa pela Libertadores e, na sequência, o São Bernardo, pelo Campeonato Paulista. A equipe teve pouco descanso, um grande problema na visão do comandante do Peixe.

- Nós jogamos quinta-feira, um jogo dificílimo lá no Peru, saímos da mesa do jantar eram 2h30 no horário local, com duas horas de diferença lá. Às 5h, nós estávamos de pé para a viagem para cá e chegamos em Santos às 21h30. Isso na sexta-feira para poder jogar no domingo, contra o São Bernardo. Então é para vocês verem que alguns clubes terão esses problemas - concluiu.

O último jogo do Santos na Libertadores aconteceu na última semana; ainda assim, o Santos segue encarando uma sequência de quatro partidas em nove dias. No dia 16, o Peixe enfrentou o The Strongest, da Bolívia; no dia 19, foi a vez do Palmeiras, no clássico paulista. Nesta quarta, o Santos encara o São Bento, em Sorocaba e depois viaja para Santo André, onde enfrenta a equipe da casa.

Globo Esporte

Comentários