Fifa bane árbitro ganês por manipulação de resultado em jogo das eliminatórias

A Fifa baniu o árbitro ganês Joseph Odartei Lamptey para sempre de qualquer atividade relacionada ao futebol por causa de manipulação de resultado. O juiz foi considerado culpado de influenciar ilegalmente o resultado do jogo entre África do Sul e Senegal pelas eliminatórias, mas a entidade ainda não pronunciou uma decisão sobre a partida.


A partida foi disputada no dia 12 de novembro de 2016, na África do Sul, com a equipe da casa vencendo por 2 a 1. O primeiro gol sul-africano saiu aos 43 do primeiro tempo, com Hlatshwayo, em pênalti inexistente após o árbitro marcar toque de mão em uma bola que bateu na perna de um senegalês. Serero ampliou três minutos depois após cobrança rápida de falta, e N’Doye descontou aos 30 do segundo tempo.

O árbitro David Lionheart Nii Lartey Laryea, também de Gana, também vinha sendo investigado, mas teve as acusações contra ele rejeitadas.

Confira o comunicado da Fifa na íntegra:

O Comitê Disciplinar da Fifa decidiu banir o árbitro ganês Joseph Odartei Lamptey de participar de qualquer tipo de atividade relacionada ao futebol (administrativa, esportiva ou qualquer outra) a nível nacional e internacional.

O juiz foi considerado culpado de violar o artigo 69 parágrafo 1 (influência ilegal em resultados de jogo) do Código Disciplinar da Fifa durante o jogo das eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de entre África do Sul e Senegal, no dia 12 de novembro de 2016.

Por outro lado, todas as acusações contra o juiz ganês David Lionheart Nii Lartey Laryea, cujo comportamento também tinha sido alvo de investigações, foram rejeitadas pelo Comitê Disciplinar da Fifa.

Informações adicionais sobre o jogo entre África do Sul e Senegal serão fornecidas quando uma decisão se tornar final e compulsória.

A Fifa segue uma política de tolerância zero na manipulação de resultados e está empenhada em proteger a integridade do futebol. Como resultado, a Fifa continuará com seus esforços contínuos para combater a manipulação de resultados através de uma diversidade de iniciativas, que incluem o monitoramento de apostas internacionais e um sistema de relatórios confidenciais.

Globo Esporte

Comentários