Tudo o que precisa saber para desfrutar das quartas de final da Champions

(Foto: Reprodução)


Como todos os anos, os torneios esportivos tornam-se o entretenimento mais aguardado por milhares de espectadores e fãs. No entanto, entre todos eles, o marketing tem sido o responsável por fazer da Copa dos Campeões um dos troféus mais prestigiados na Europa, ao que cada equipe, e também sua torcida, pretendem atingir.

Entretanto, você sabe o que é a UEFA?

UEFA significa União das Federações Europeias de Futebol ou União das Associações Europeias de Futebol. É uma confederação que concentra as associações nacionais de futebol da Europa. A sua fundação data de 1954, tem 54 associações registadas e é responsável pela organização dos campeonatos europeus de futebol (todos os níveis, incluindo feminino e masculino). Entre seus torneios mais populares estão a Liga dos Campeões, a Liga da Europa, a Eurocopa, entre outros.

A UEFA é uma das seis confederações continentais que fazem parte da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associações), embora o seu peso é considerado, para muitos, a mais poderosa no planeta.

E por outro lado, o que é a UEFA Champions League?

A UEFA Champions League é realizada anualmente desde 1955. É o mais prestigiado e influente torneio de futebol internacional (de clubes) na Europa. Desde 1992, ano em que alterou o seu formato de competição, foi renomeada como Liga dos Campeões (no início era chamada Copa dos Clubes Campeões da Europa). 

Dentro do funcionamento interno, a UEFA Champions League tem quatro pilares: promover o futebol, estabelecer um governo de futebol adequado à realidade variável do esporte, otimizar a receita para o benefício do futebol e gerenciar recursos para o apoio administrativo.

Para todos os fãs de esportes e jogos em geral, é importante conhecer a fundo seu funcionamento, portanto, há uma terminologia do poker, outra no basquete ou na Fórmula 1. Se você ainda não é um adepto da UEFA Champions League, logo logo estará ligado, é quase impossível escapar do torneio mais importante de clubes do mundo. Sua audiência por exemplo, no jogo final do ano passado, foi superior aos onze milhões de telespectadores. É evidente que a exposição é impressionante, não?

Fatos curiosos da Champions League

- Ao longo de sua história apenas foram dadas cinco finais entre equipes do mesmo país (Real Madrid x Valencia em 2010, Milan x Juventus em 2003, Manchester United x Chelsea em 2008 e Real Madrid x Atlético de 2014 e 2016).

- O resultado mais repetido de toda a história é o empate de 1-1, em um total de 280 partidas.
É incrível, mas o Real Madrid é a equipe de maior pontuação e, ao mesmo tempo, o mais goleado. O time de Cristiano Ronaldo, marcou um total de 439 pontos e recebeu 231.

- Há jogadores que amam o que fazem, e não estão dispostos a desistir tão rápido. O jogador mais velho a disputar uma partida neste campeonato foi Marco Ballotta aos 43 anos. O italiano Francesco Totti, aos 38 anos, se tornou o jogador mais velho ao marcar um gol em uma partida oficial.

- Há alguns clássicos que foram repetidos inúmeras vezes durante o torneio, como no caso do Bayern de Munique x Real Madrid com 22 jogos. Por outro lado, o confronto mais jogado entre duas equipes do mesmo país é Liverpool x Chelsea, com 10 jogos no total.

Comentários