Federer bate "algoz" Nadal e vence o ATP Finals de Londres

Maior vencedor da história dos Grand Slams, com 16 conquistas, o suíço Roger Federer conseguiu mais um título neste domingo. Na competição que marcou o encerramento da temporada, o ATP Finals, de Londres, o número 2 do mundo venceu Rafael Nadal por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 3/6 e 6/1, e obteve a 66º taça na carreira, quinto neste torneio.

Este triunfo acaba selando a oitava vitória de Roger Federer sobre Nadal na carreira. Apesar do resultado positivo, o suíço ainda tem uma grande desvantagem em confronto diretos contra o ibérico. O líder do ranking venceu 14 duelos contra o rival.

Diante do maior algoz da carreira, Roger Federer começou a partida cometendo poucos erros. Da mesma forma que o suíço, Nadal mostrou o melhor nível de tênis possível. A grande categoria dos dois fez o duelo permanecer equilibrado até o oitavo game, quando o vice-líder do ranking da ATP obteve a vantagem para vencer o set.

Aproveitando um único erro de Nadal, Federer conseguiu a quebra necessária para fechar o primeiro set. Em seguida, o suíço sacou para fazer 6/3 e obter a vantagem no duelo.

A derrota na parcial inicial não abateu Nadal, pelo contrário. Mais agressivo, o espanhol conseguiu quebrar o saque de Federer logo no quarto game, sustentando a diferença até o final do set. Sem ter a vantagem ameaçada, o primeiro colocado da classificação mundial sacramentou o empate no duelo ao anotar 6/3 no marcador.

No terceiro set, Federer dominou completamente. Com duas quebras de saque, em sequência, o suíço obteve a vantagem necessária para ganhar o jogo com tranquilidade: 6/1 e mais um título para o suíço.

Comentários