Projeto olímpico do Santos tem Falcão, Marta e Rodrigão

  . Foto: AFP

Astro do futsal, Falcão é um dos alvos da diretoria alvinegra

O Santos está mesmo decidido a expandir seus horizontes. Além de querer montar um esquadrão para disputar a Copa Libertadores, o clube visa reforçar seus departamentos de futebol feminino, futsal e até vôlei, com a contratação das principais estrelas brasileiras nas modalidades e formando verdadeiros "times dos sonhos". O foco seria não apenas obter campanhas de destaque na próxima temporada, mas também visando o centenário do clube e a Olimpíada de Londres, ambos em 2012.

Conforme apurou o Terra, o clube realizou sondagens com nomes consagrados de atletas de diversas modalidades, como o futebol feminino, o futsal, o basquete e até o vôlei. A ideia é montar equipes competitivas nas mais variadas frentes e projetar, através do marketing de suas estrelas e de resultados, o nome do clube no cenário internacional como sinônimo de sucesso esportivo e olímpico.

"O Santos, com seu departamento de esportes, quer montar grandes times nos esportes olímpicos e fez sondagens no vôlei, no basquete e até no futsal, que fica mais evidente pelo fato de ser um seguimento do futebol e por termos bons trabalhos na base", afirmou José Alexandre Fiuzza, o Barata, coordenador e responsável pelas categorias de base do futebol de salão do clube.

Rodrigão, sonho do vôlei santista:

A reportagem verificou que o clube alvinegro está interessado em montar um time de vôlei respeitável que giraria em torno de Rodrigão, jogador consagrado, medalhista olímpico e detentor de inúmeros títulos com a Seleção Brasileira. O esporte retornou aos quadros do clube em 2010 e a intenção é torná-lo forte e competitivo.

"Realmente existe essa chance. O João Maria (diretor de esportes), junto com Paulo Lusa (secretário municipal de esportes) e o Rogério Sampaio (subdiretor de judô do Santos), não estão medindo esforços e há a possibilidade de fazermos uma equipe de ponta envolvendo o Rodrigão, que também tem o projeto dele. A ideia do departamento de marketing é essa, trabalhando em cima para aproveitar esse gancho do centenário do clube no futebol, futsal e vôlei também", afirmou João Oswaldo da Fonseca Marcelino, o Negrelli, subdiretor da divisão de vôlei do clube.

Entretanto, o Terra constatou que, apesar de o Santos já ter realizado algumas conversas com Rodrigão, o caso deve ser deixado em segundo plano por enquanto. A prioridade inicial do time do litoral paulista é fechar com as equipes de futsal e futebol feminino antes de focar no projeto do vôlei, que seria algo visando mais o centenário do clube do que a próxima temporada.

"Antes, isso não era possível, pois tínhamos um problema de espaço físico. Mas hoje não temos mais isso porque temos essa bela arena (moderno ginásio recém-inaugurado na cidade de Santos) que comporta isso que queremos. Por isso, existe a necessidade de termos equipes de ponta para que possamos levar público para aquele ginásio maravilhoso", acrescentou Negrelli.

"O time de vôlei não deu para fecharmos nada ainda e a ideia é termos algo para 2012, ano do centenário", disse João Maria Menano, diretor de esportes olímpicos do clube.

Falcão, astro do futsal, deve pintar em 2011:

Para o futsal, por sua vez, o time do litoral paulista tem buscado a contratação do astro do futsal Falcão - uma fonte ligada ao clube da Vila Belmiro afirmou para a publicação que o jogador tem 99% de chances de vestir a camisa alvinegra em 2011. A equipe atual do ala, o Malwee/Jaraguá, está na decisão da Liga Futsal e luta pelo tetracampeonato.

"O Santos quer um time de alto nível no futsal para 2011 e gostaríamos de contar com o Falcão. O que liga ele ao nome do Santos é que ele também é patrocinado pela Umbro e é santista, então muita gente foi ligando as coisas. É um desejo, um projeto, fizemos consultas para saber quanto custa um projeto desses, para ver se ele tinha interesse, mas o Falcão tem contrato, vai disputar uma final na próxima terça e nós e respeitamos o momento da Malwee agora", confirmou Barata.

"Estamos finalizando os processos para montar um time de ponta em outra modalidade além do futebol de campo, até para utilizar a nova arena. No caso, o futebol de salão", afirmou João Maria Menano.

O futsal, apesar de não ser um esporte olímpico, é uma das modalidades defendidas para ingressar futuramente nos Jogos. Diversas campanhas são feitas para a sua inclusão, como uma projetada pela Federação Paulista de Futebol de Salão que defende o sonho na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.

Marta será a embaixadora do futebol feminino:

No futebol feminino, não é novidade que o Santos havia fechado, há alguns dias, a contratação de Marta para atuar ao lado de Cristiane no ano que vem. Conforme verificou a reportagem, a vinda da melhor jogadora do mundo já é certa, restando apenas a assinatura do contrato final.

"Sim, está fechado. Ela ainda não assinou, mas está apalavrada com a gente. Ela se apresenta agora em dezembro, mas sai para representar a Seleção Brasileira. Depois, retorna e fica conosco até fevereiro", declarou ao Terra Murilo Barletta, diretor de futebol feminino do clube.

Inicialmente, a atleta firmou um vínculo de empréstimo por apenas dois meses e meio. Contudo, a reportagem verificou que a ideia do Santos é estender o contrato por um tempo maior e as negociações estão sendo encaminhadas, até porque o clube que Marta defendia nos EUA, o FC Gold Pride, está ameaçado de falência e pode não disputar a Liga Americana no próximo ano.

Comentários