Blatter ameaça Morumbi e comete gafe citando "novo Pacaembu"

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, voltou a comentar sobre os problemas do Estádio do Morumbi para virar sede da Copa do Mundo de 2014. O principal nome da entidade máxima do futebol praticamente descartou a possibilidade da casa do time tricolor ser o local do jogo de abertura do Mundial se não fizer uma grande reforma. Com o atual projeto, o Morumbi só serviria para sediar jogos de menor expressão no Mundial.

» Fiscalização do TCU é criticada por ministro
» "Não há Copa sem São Paulo", diz Juvenal
» Jornal aponta confusão entre Fifa e Receita

Blatter cometeu, inclusive, um deslize ao responder sobre o Morumbi, citando o projeto do "Novo Pacaembu" anunciado hoje pelo secretário de Esportes, Walter Feldman. A modernização do estádio, que atualmente abriga a maior parte dos jogos do Corinthians, deve custar mais de R$ 250 milhões.

"Se a informação que ouvimos está correta, o prefeito de São Paulo disse hoje que está construindo um novo estádio. Então não teremos problema". A afirmação de Blatter causou uma estranheza entre várias pessoas presentes. Em seguida, o presidente da Fifa se corrigiu.

"Existe uma lista de exigência para estádios na categoria 1. Até agora o Morumbi não está nesta categoria. Não quer dizer que esteja fora da Copa, mas não está nesta categoria", afirmou o presidente da Fifa, deixando claro que o Morumbi não está nos padrões ideais.

Mesmo com o deslize cometido por Blatter, a dúvida em torno do Pacaembu se tornar uma opção, caso o Morumbi não consiga se adequar ao padrão, ficou no ar. Questionada sobre o caso, a assessoria do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou que o Pacaembu não é opção e afirma que o projeto de São Paulo é o Morumbi.

Outras opções

A questão em torno das condições do Morumbi para ser sede da abertura parece ter se tornado um assunto indesejável entre os principais nomes da Fifa. Um dos principais críticos do estádio nos últimos meses, o secretário-geral da entidade Jerome Valck preferiu manter o silêncio nesta terça ao ser questionado sobre o estádio.

Quando foi indagado se os estádios de Belo Horizonte e Brasília tem mais condições de receber a abertura do que o estádio do time tricolor paulista, Valck foi sucinto: "são dois bons projetos".

Comentários