Clijsters derrota Henin em maratona e pega Venus na final

Em um duelo de muita rivalidade e decidido apenas no tie-break do terceiro set, a belga Kim Clijsters derrotou sua compatriota Justine Henin por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 6/7 (3/7) e 7/6 (8/6), e classificou-se à final do Premier de Miami, em que enfrenta a americana Venus Williams, que se garantiu na decisão ao derrotar a francesa Marion Bartoli.

No confronto direto entre as finalistas, a vantagem é da tenista local, que venceu 6 dos 11 confrontos já disputados com a belga. Clijsters, no entanto, triunfou nos três últimos encontros, incluindo as oitavas de final do Aberto dos Estados Unidos da última temporada, quando avançou de fase com uma vitória por 2 sets a 1: 6/0, 0/6 e 6/4.

Foi a segunda vez que as Clijsters e Henin se enfrentaram nessa temporada e a segunda vitória de Kim Clijsters. As belgas, que chegaram a se aposentar e retomaram a carreira anos depois, decidiram o WTA de Brisbane e o título ficou na mão de Clijsters.

O começo dava a entender que Clijstes não teria dificuldades para garantir sua vaga na final. Depois de vencer o primeiro set por 6/2 sem dificuldades, a belga liderava a segunda parcial com três games de vantagem, quando passou a cometer mais erros do que anteriormente e colocar novamente Henin na disputa. Experiente, Henin soube se reencontrar em quadra, levou o segundo set para o tie-break, que venceu com o apoio da plateia.

No terceiro e decisivo set, foi Henin quem abriu vantagem, mas acabou alcançada por sua adversária devido a erros nos games de serviço. Com muitas alternâncias em quadra, as duas tenistas tiveram o jogo em suas mãos, mas não conseguiram fechar. Clijsters sacou quando vencia por 5/4; Henin serviu com 6/5 a seu favor no placar e também falhou. No último tie-break do jogo, vitória de Clijsters, após mais de duas horas e vinte minutos de partida.

Comentários