Lakers abrem decisão da NBA com vitória e show de Bryant

Atual campeão da NBA, liga americana de basquete, o Los Angeles Lakers soube aproveitar a chance de abrir o confronto decisivo no Staples Center, diante de seus torcedores, e saiu na frente na primeira final diante do Boston Celtics, que teve início na noite desta quinta-feira. Com mais um show do astro Kobe Bryant, auxiliado pelo pivô espanhol Pau Gasol, os mandantes venceram o adversário por 102 a 89 e abriram 1 a 0 no duelo que vale o título da temporada 2009/2010.

Principal estrela da equipe, o ala-armador Kobe Bryant mais uma vez chamou a responsabilidade e assinalou 30 pontos, terminando o confronto como o cestinha. No entanto, o astro da franquia de Los Angeles recebeu a excelente contribuição de Gasol, que terminou o jogo 1 com 23 tentos anotados e 14 rebotes apanhados, alcançando o double-double (dois digitos em dois fundamentos na partida).

Pelo lado do Boston Celtics, o armador Rajon Rondo, um dos grandes responsáveis pela classificação à final, liderou o time com 13 tentos, seis assistências e oito rebotes durante o jogo. O trio formado por Ray Allen, Paul Pierce - cestinha do time com 24 tentos - e Kevin Garnett, principal virtude ofensiva da equipe da Conferência Leste, ficou alheio à marcação dos Lakers e não repetiu as boas atuações da temporada.

Contando com o fato de atuar em Los Angeles na primeira partida e precisando da vitória para não perder o mando de quadra, os Lakers começaram o confronto impondo seu forte ritmo de jogo e forçando o jogo de garrafão com o pivô espanhol Pau Gasol. A forte marcação exercida pelos Celtics ao astro Kobe Bryant abriu espaço para o europeu tomar conta da região e facilitar o trabalho ofensivo da franquia californiana durante o período inicial.

Somente nos 12 primeiros minutos de partida, os comandados de Phil Jackson conseguiram abrir uma boa vantagem de cinco pontos em relação ao adversário. Ao final do quarto que abriu as finais da NBA, a equipe de Los Angeles fez 25 a 21. E, apesar da forte marcação, Kobe Bryant conseguiu fazer oito pontos e comandou o ataque dos donos da casa, que saíram à frente no confronto.

O forte ritmo dos Lakers se manteve durante a segunda parte da decisão. O grande trabalho ofensivo dos donos da casa dificultou a marcação armada por Doc Rivers. O domínio do Los Angeles era inquestionável. Além de Kobe, o controle do garrafão por parte de Gasol e Andrew Bynum dificultava as infiltrações do armador Rajon Rondo.

Dessa forma, o Boston dependia dos arremessos de média distância para não deixar os Lakers dispararem no marcador. No entanto, nesta primeira partida da final, a equipe não repetiu o bom aproveitamento apresentado pela equipe durante toda temporada. Consequentemente, a franquia da Califórnia conseguiu terminar a metade inicial do duelo com uma boa vantagem: 59 a 41.

O cenário da final transformava os Lakers nos principais favoritos a vencerem o confronto que abriu as finais. E, logo no início do terceiro período, um lance aproximou a equipe de Phil Jackson do triunfo. Principal arremessador de longa distância dos Celtics, o ala Ray Allen cometeu sua quarta falta e precisou deixar a quadra pendurado, o que facilitou ainda mais o jogo de Kobe Bryant.

A consistente atuação do camisa 24 credenciou os Lakers à vitória no primeiro confronto da final. A regularidade do astro da equipe, somadas as contribuições de Pau Gasol, Derek Fisher e Ron Artest, segurou a confortável diferença até o final do tempo regulamentar, coroando a excelente atuação da equipe de Los Angeles diante do seu torcedor.

O segundo duelo entre os maiores vencedores da liga será realizado no próximo domingo, novamente na Califórnia.

Comentários