Preocupado, Blatter reitera pedido por Copa 2022 no inverno

 . Foto: AP

Presidente da Fifa estuda mudança de data no Mundial do Catar

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou nesta sexta-feira em Doha, onde está presente para a abertura da Copa da Ásia de futebol, que o Mundial de 2022, no Catar, poderia ser organizado durante o inverno.

"Minhas expectativas são de que (a Copa) seja disputada no inverno, porque quando se joga futebol é preciso proteger os principais atores: os jogadores", declarou Blatter, mostrando preocupação com o forte calor do país do Oriente Médio.

A escolha do Catar como sede do Mundial de 2022 foi duramente criticada devido às altas temperaturas do emirado nos meses de junho e julho, quando tradicionalmente se organiza o torneio.

Técnicos e outras personalidades do esporte destacaram que a saúde dos jogadores seria colocada em risco durante partidas disputadas sob um calor de até 50°C. O próprio Blatter já havia declarado recentemente que, se dependesse dele, o Mundial mudaria de data.

Primeiro país do Oriente Médio a organizar uma Copa, o Catar venceu Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão na eleição de sedes promovida pela Fifa no início de dezembro de 2010.

Comentários