Uruguai compara agressões de Suárez e Neymar, CBF rebate: ‘É diferente’

A punição a Luis Suárez por mordida – suspenso por nove jogos e banido da Copa- gerou uma discórdia velada entre a Federação Uruguaia e a CBF, que podem se enfrentar no Mundial.

A cúpula do futebol uruguaio compara a sanção ao seu atacante com o fato de Neymar ter levado só um cartão amarelo por cotovelada sobre Mondric, contra a Croácia. Já a confederação brasileira vê os dois lances bem diferentes, e classificou como besteira teorias da conspiração a favor da seleção.

Brasil e Uruguai podem se tornar adversários na quartas-de-final caso passem por Chile e Colômbia. Por isso, o zagueiro Lugano chegou a insinuar um complô da imprensa brasileira para buscar punição a Suárez, e lembrou da falta de Neymar.

O presidente da Federação Uruguaia do Futebol, Wilmar Valdez, afirmou ao blog que houve outras agressões no Mundial que não tiveram punição similar a sofrida por seu atacante.

“Posso lembrar várias jogadas que foram mais violentas'', disse Valdez. Questionado sobre a cotovelada de Neymar, ele deixou claro que esse era um dos lances. “Não só o Neymar. Teve o jogador francês (Sahko) que deu uma cotovelada.'' Em seguida: completou: “Foi uma punição anormal.''

Ao ouvir as comparações entre os lances de Suárez e Neymar, o vice-presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, membro da Fifa, descartou relação entre as jogadas. “São dois lances completamente diferentes'', rebateu.

Ao falar sobre a insinuação de complô, levantada por Lugano, ele foi mais incisivo: “Não vou ficar comentando essas besteiras.''

Chefe da federação uruguai, Valdez teve posição diversa do zagueiro do seu time neste ponto: ele não vê benefícios ao Brasil nas decisões da Fifa. “Não acredito que seja conspiração para favorecer o Brasil. Isso é como se dirigem as coisas na Fifa atualmente'', analisou ele sobre a punição Suárez.

O artigo 48 do código disciplinar da Fifa, no qual foi enquadrado Suárez, fala em agressão por chute, soco ou cotovelada, etc, com pena mínima de dois jogos. A pena máxima é ilimitada.

UOL Esporte

Comentários