Para Fifa, Copa-2014 será evento com maior audiência da história

Torcedor colombiano usa peruca, óculos e ainda se pinta para torcer pela seleção nacional contra a Grécia, no Mineirão

A Fifa prevê que a Copa-2014 se tornará o evento mais visto da história da televisão. Foi o que disse o diretor de TV da entidade, Niclas Ericson, nesta quinta-feira, ao estimar que haverá um crescimento significativo em relação à audiência do Mundial da Africa do Sul - foram 3,2 bilhões de pessoas naquela competição.

"Temos uma população mundial com crescimento de 7%. A audiência na Africa do Sul foi de 3,2 bilhões. É bastante difícil determinar os números finais porque há países que não têm essa medição. Queremos ter uma audiência melhor", afirmou Ericson  "Negociamos 165 licenças para televisões em países diferentes, e é enorme o número de sublicenças. Chegamos a 700 licenças. Torna possível o maior evento de transmissão de todos os tempos."

Os primeiros números dos jogos iniciais permitem apontar nesta direção. A audiência do jogo entre Itália e Inglaterra foi o evento esportivo mais visto dentro no horário da noite, dentro da Itália e da Inglaterra. Outros números de partidas como Holanda e Espanha também bateram recordes.

Apesar de a entidade ter aumentar sua atuação na internet, o diretor da Fifa disse que a prioridade ainda é para que as pessoas assistam aos jogos pela televisão. Por isso, houve um aumento do investimento em transmissão de televisão de 40% para esse Mundial. Antes, havia 32 câmeras, e agora são 34. 

Houve um aumento do número de gráficos utilizados para entreter o espectador, como jogadas táticas e tira-teima de arbitragem. Apenas o público no estádio não pode assistir a lances polêmicos. Para transmitir todos esses dados, tem sido usada a estrutura de telecomunicações feita em conjunto entre a Fifa e a Telebras. Havia vários questionamentos, antes da Copa, em relação ao funcionamento dessa questão. Mas, no Mundial, não houve problemas segundo relato da HBS (Host Broadcast Services), que faz as filmagens dos jogos.

"As telecomunicações estão trabalhando superbem. É supercomplicado, de onde vem, cada imagem e para onde vai. É aterrador se vocês olhar os gráficos. Estamos fazendo com a Telebras, Temos uma segunda rota(para o caso de falha). Se não for suficiente, tem o satélite. Trabalhou bem. Antes, não havia imagens de Manaus. E foi construído e será um legado de telecomunicações de Manaus", afirmou Francis Tellier, diretor-executivo da HBS.

UOL Esporte

Comentários