Fifa: primeira rodada da Copa quebra recordes de audiência

Torcedores fazem a festa nos estádios brasileiros

Se fora de campo a Copa do Mundo no Brasil levantou uma série de polêmicas envolvendo obras inacabadas e o dinheiro investido na preparação para a competição, dentro das quatro linhas o torneio é considerado um dos melhores dos últimos tempos. Goleadas históricas, zebra no grupo da morte e hinos à capela são apenas alguns aspectos interessantes deste Mundial disputado no País. Para coroar o bom desempenho das seleções, os primeiro jogos do torneio ainda quebraram uma série recordes de audiência, aponta a Fifa.

De acordo com a entidade, partidas de estreia de seleções registraram novos picos de audiência em 2014. No Brasil, por exemplo, 42,9 milhões de pessoas acompanharam, através da Rede Globo, a estreia da Seleção Brasileira contra a Croácia, recorde nas transmissões esportivas deste ano.

O clássico entre os campeões mundiais Inglaterra e Itália, por sua vez, atraiu 14,2 milhões no canal BBC1, transmitido para todo o Reino Unido, e 12,8 milhões na RAI 1, emissora italiana, maior audiência televisiva nos dois países em 2014.

Outro número curioso foi o de telespectadores nos Estados Unidos. Através da ESPN, 11,1 milhões de pessoas acompanharam o jogo entre seleção americana e Gana, registrando um recorde para o canal nas transmissões de Copa do Mundo, o que demonstra um aumento do interesse pelo futebol jogado pelos pés no país.

"Estes recordes demonstram a atual popularidade do futebol e da Copa do Mundo ao redor do mundo, do Japão à Argentina", apontou Niclas Ericson, diretor da Fifa TV, através de um comunicado oficial. "Temos visto um crescimento de interesse altamente animador em mercados como Estados Unidos e Austrália".

Em 2010, a Fifa investiu cerca de US$ 150 milhões na produção da transmissão do Mundial realizado na África do Sul. A expectativa é de que este número tenha crescido para 2014.

A entidade máxima do futebol firmou acordos com mais de 160 detentores de direitos televisivos em todo o mundo, o que significa que todos os territórios ao redor do globo podem ter acesso à Copa do Mundo de 2014. No total, a Fifa conta com cerca de 700 licenciados entre TV, plataforma móvel, banda larga e rádio para a Copa do Mundo.

Terra

Comentários