Família viaja há 6 meses e chega a Ribeirão Preto para ver seleção francesa


Família francesa está na estrada há seis meses para ver a seleção

 

Em dezembro de 2013, o agrônomo Renaud Bourjea, de 42 anos, sua mulher Séverine, de 39, e os filhos deixavam a pequena Ilha de Reunião, um território francês no Oceano Índico, e embarcavam para Buenos Aires, na Argentina. Era o começo da aventura de suas vidas: uma 'road trip' pela América Latina, com o cuidado de incluir o Brasil durante os jogos.

"Nosso objetivo era chegar ao Rio de Janeiro, onde morei quando era pequeno", diz Renaud. Por causa do trabalho dos pais, ele viveu na cidade entre os 5 e 11 anos e fala português fluentemente. "Assisti à Copa de 82 lá", lembra, emendando a escalação da seleção brasileira na época. "Zico, Sócrates, Cerezo...".

A viagem ao Rio, porém, só deve acontecer no próximo fim de semana. Antes, eles pretendem passar alguns dias em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), aonde chegaram nesta quarta-feira (11) para tentar ver os jogadores da seleção francesa. Por volta das 11h30, eles já aguardavam os 'Bleus 'em frente ao hotel, a 20 minutos do Centro da cidade.

Renaud conta que empenhou todas as economias na viagem, mas prefere não revelar valores. Além da Argentina, a família passou por Bolívia, Peru, Chile, Uruguai e Paraguai. No Brasil, estiveram em algumas cidades do Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais.

"O que mais chama a atenção nos brasileiros é a gentileza. Vocês estão sempre sorrindo e tem uma facilidade de se comunicar que é diferente dos outros países latinos", diz Renaud.

No pequeno 'motor-home' em que viajam, além das camas, do banheiro e de uma mesa, há fotos da cidade natal e desenhos das crianças, de mapas e de paisagens que viram pelo caminho. "Queríamos mostrar outras culturas a elas. É uma viagem de educação", diz o agrônomo.

Ainda assim, o ensino formal dos filhos, Delphée, de 11 anos, e Mahé, de 8, não foi abandonado. Na estrada, os pais dão aulas aos dois, seguindo um programa oficial francês. Eles enviam avaliações periódicas para validação na França.

A volta da família Bourjea para a Ilha da Reunião está marcada para o fim de julho. "Depois da Copa", ressalta Renaud. Quanto à torcida, ficam com a seleção francesa. "Mas o Brasil é nosso plano B", revela o agrônomo. Para contar histórias da viagem e colocar as fotos dos locais em que estiveram, eles fizeram um blog: www.runamsud.blogspot.com.

UOL Esporte

Comentários