Felipão pode ficar tranquilo: Brasil não tropeça em estreias desde 1978

Felipão orienta jogadores do Brasil no último treino da seleção antes da estreia na Copa do Mundo, contra a Croácia

O técnico Luiz Felipe Scolari pode ficar tranquilo para a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo nesta quinta, contra a Croácia, no Itaquerão. Pelo menos no que diz respeito ao histórico do Brasil nas primeiras partidas dos mundiais já disputados, o treinador não tem com o que se preocupar. Em 19 partidas deste tipo, foram 15 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas.

Sem um tropeço desde 1978, quando empatou com a Suécia por 1 a 1 na primeira partida do torneio na Argentina, a seleção brasileira tem um aproveitamento de 82% em estreias de Copa e não sabe o que é perder um primeiro jogo de Mundial há 80 anos.

Em 1934, o time que ainda jogava de camisas brancas foi desbancado pela Espanha por 3 a 0. Estreias naquela época não eram o forte da seleção que se tornaria penta campeã do mundo. Em 1930, na primeira versão da Copa, o algoz foi a Iugoslávia: 2 a 1.

Na sequência, foram 40 anos sem empatar ou perder. Um empate com a mesma Iugoslávia por 0 a 0 encerrou a sequência, que acabou retomada em 1982: 2 x 1 sobre a União Soviética.

A média de gols também anima. Com uma média de 2,26 por jogo, a seleção brasileira balançou a rede adversária 43 vezes em estreias de mundiais. Foram ainda 17 gols sofridos, com uma média inferior a um por duelo.

Se ainda quiser usar a primeira Copa do Mundo disputada no Brasil como inspiração, Felipão pode relaxar e esperar o melhor de seus comandados. No ano do Maracanazo, a equipe superou o México por 5 a 0.

O retrospecto é favorável e até anima, mas Luiz Felipe Scolari celebra mesmo é o trabalho bem feito no período pré-Copa.

"Tudo ajuda neste momento, mas o mais importante é que o trabalho foi muito bem feito. Crescemos nos amistosos, todos estão em condições de jogo. Ninguém se sentiu incomodado e hoje estamos em boas condições", comentou.

Um triunfo contra a Croácia nesta quinta também é importante para já começar a acreditar em um título. Nas cinco vezes que conquistou o Mundial, o Brasil estreou vencendo. E Felipão não quer perder este costume, nem mesmo a invencibilidade de 80 anos.

UOL Esporte

Comentários