Brasil supera erros, vence a Rússia e avança à semi da Liga Mundial

Jogadores de Brasil e Rússia se cumprimentam antes de partida pela Liga Mundial

Se a classificação do Brasil para a segunda fase da Liga Mundial veio apenas no último dos 12 jogos disputados, o avanço à semifinal foi muito mais "fácil". Nesta quinta-feira, o time comandado pelo técnico Bernardinho suou, mas venceu a Rússia por 3 sets a 1 (26-24, 22-25, 25-23 e 25-22) pelo grupo I e garantiu a primeira vaga das semis do torneio, cuja fase final está sendo disputada em Florença, na Itália.

A classificação veio com antecedência porque, com a vitória de hoje por 3 a 1, a seleção brasileira obteve 3 pontos. A Rússia, que já fez seus dois jogos nesta fase, ficou com apenas 2 (zerou contra o Brasil e fez 2 pontos pela vitória por 3 a 2 contra o Irã no primeiro jogo do grupo).

Brasileiros e iranianos encerram a fase nesta sexta-feira, às 12h30. A seleção asiática tem apenas um ponto por enquanto e precisa vencer o Brasil para se classificar diretamente. Se perder por 3 a 2, chega aos mesmos 2 pontos da Rússia, e a segunda vaga do grupo I será definida apenas nos critérios de desempate. Os outros dois classificados das semifinais sairão da chave H, onde estão Itália, Austrália e Estados Unidos.

O principal destaque da seleção brasileira nesta tarde foi o oposto Wallace. Com 22 pontos, ele foi o jogador que mais marcou na partida, ao lado de Murilo com 14, sendo 9 em bloqueios.

O Brasil começou a partida com um ritmo forte e logo conseguiu abrir uma boa vantagem de pontos sobre os russos. A equipe usou bem o bloqueio com Murilo e Lucão para impedir as principais investidas dos adversários, mas voltou a cometer erros no final e fechou o primeiro set com 26 a 24.

Já o segundo set, o ritmo da partida mudou. A Rússia adotou uma postura mais agressiva e forçou muitos erros do Brasil em bolas diagonais e também pelo meio. Acuada, a seleção ainda tentou uma reação no fim, mas perdeu no set por 25 a 22.

No terceiro set a Rússia voltou a impor sua pressão e chegou a abrir uma vantagem de quatro pontos. Mas o Brasil conseguiu anular as principais do time europeu e contou com grande atuação de Murilo para fechar o set em 25 a 23.

No quarto e último set, a seleção voltou a mostrar a disposição inicial, abriu boa vantagem e não teve dificuldades para vencer por 25 a 22.

UOL Esporte

Comentários