Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa ajuda atletas carentes do Ceará

228256_418803_1609568_548428711921936_2059404856_n

Competição leva a Fortaleza, em 3 de agosto, campanha de doação de tênis que arrecadará calçados para entidades filiadas à Federação Cearense de Atletismo

Prova mais tradicional do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, a etapa de Fortaleza terá, neste ano, um papel solidário. Durante a corrida, em 3 de agosto, os participantes poderão doar tênis usados e em bom estado à Federação Cearense de Atletismo, que distribuirá os calçados a atletas carentes atendidos pelas entidades filiadas em todo o estado. A ação faz parte da campanha de doação de tênis promovida pela competição na temporada 2014, com o objetivo de incentivar a prática do atletismo entre corredores de baixa renda, sob o slogan "Todo mundo tem o direito de correr, ajude alguém a ir mais longe."

A campanha já ajudou a arrecadar tênis para entidades de Salvador, Uberlândia, Campo Grande, Belo Horizonte e Goiânia, cidades que receberam o Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA no primeiro semestre. Em Fortaleza, a Federação Cearense de Atletismo assume a tarefa de entregar os calçados arrecadados a entidades que usam o esporte como ferramenta de inclusão social.

"Em qualquer modalidade do atletismo, seja em pista, campo ou na rua, o atleta precisa de um par de tênis para treinar. É o equipamento básico para ele se desenvolver no esporte", destaca Jerry Welton Barbosa Gadelha, presidente da FCAT, que tem 22 entidades filiadas, com trabalhos sociais voltados para o atletismo. "Vemos muitos atletas correndo descalços, sem a menor estrutura, meninos e meninas em área de risco. Um par de tênis, para eles, é um grande estímulo."

Uma das entidades filiadas é a Força Falcão de Atletismo. A equipe é fruto do projeto iniciado em 1996 pela família Falcão - Osvaldo, o pai, e os dois filhos, Dicson e Davidson - que, como a família Falcão no boxe, conquistou destaque no atletismo no Nordeste. "Eu era treinador de futsal, tido como um descobridor de talentos. Mas meus filhos se voltaram para as corridas e se tornaram atletas de ponta do Ceará. Eu coordenava uma equipe de futsal em Sapiranga, no mesmo bairro onde eles treinavam, quando o técnico deles contraiu um câncer no baço. Antes de morrer, o técnico me pediu para continuar o treinamento dos meninos. Foi assim que começou", conta Osvaldo.

A habilidade para descobrir talentos passou a ser usada no atletismo, em um bairro considerado como área de risco em Fortaleza, devido a problemas como violência e tráfico de drogas.

Osvaldo orienta 22 alunos, de 11 a 24 anos, utilizando as dependências da Escola Municipal João Nogueira Jucá, no bairro de Sapiranga, em Fortaleza, para treinos funcionais. O campo a 500 metros da escola é utilizado para treinos de modalidades como lançamento de dardo e disco, arremesso de peso e corridas. Os mais novos recebem aulas de iniciação ao atletismo, visando a participação nas Olimpíadas Escolares, enquanto os mais velhos são preparados para disputar competições oficiais de nível nacional.

"Na verdade, os alunos precisam de muitas coisas, começando por um refeitório onde comer, transporte até o local de treino e uma pista de atletismo. Mas o principal é ter pelo menos um par de tênis para treinar", aponta Osvaldo, que mantém o projeto com o trabalho na KM Assessoria Esportiva, criada pelos dois filhos.

O trabalho à frente da Força Falcão de Atletismo já rendeu frutos. Três atletas treinadas por Osvaldo integram a equipe da Unifor: Gerlúcia Paulino, nos 200 m e 400 m, Amanda Barbosa, no lançamento de disco e de dardo, e Grace Kelly, nos 200 m. "O diferencial da nossa equipe é que colocamos o estudo como algo importante. Muitos atletas chegaram com até quatro anos de repetência, e hoje são universitários, porque sempre cobrei deles o empenho na escola. Esse legado é o mais importante, um orgulho para mim."

As doações de tênis para as entidades filiadas à Federação Cearense de Atletismo poderão ser feitas em 3 de agosto, dia da etapa de Fortaleza do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA. Basta levar os calçados usados até a tenda de retirada de chip, na arena da prova montada no estacionamento do Marina Park Hotel.

Inscrições em Fortaleza
- Para garantir uma vaga na etapa de Fortaleza do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, os atletas devem acessar o site www.circuitocaixa.com.br e pagar a taxa de R$80,00. Competidores maiores de 60 anos têm direito a 50% de desconto sobre esse valor.

Local Comunicação

Comentários