Fifa suspende Nigéria de torneios internacionais por ingerência do governo

Nigéria foi eliminada nas oitavas para a França por 2 a 0

Nigéria foi eliminada nas oitavas para a França por 2 a 0

A Fifa suspendeu por tempo indeterminado a Federação Nigeriana de Futebol (NFF), que não poderá promover jogos e competições internacionais. A entidade puniu os nigerianos em razão da interferência do governo local no futebol.

De acordo com o Estatuto da Fifa, as decisões do futebol nacional são de responsabilidade das federações, e não de governo. O Comitê de Urgência da Fifa detectou o comando de terceiros no futebol da Nigéria, aplicando punição conforme prevê o artigo 13 do Código Disciplinar da entidade.

A Federação da Nigéria poderá se explicar em 15 de julho. Caso a decisão seja mantida, o país ficará fora do torneio do Mundial Sub-20 para mulheres, que será realizado em agosto.

A seleção e os clubes nigerianos estão proibidos de disputar competições e jogos internacionais, inclusive amistosos. A Federação Nigeriana está proibida até de promover competições regionais e nacionais.

A punição divulgada pela Fifa acontece pouco depois de a seleção nigeriana participar da Copa do Mundo no Brasil. O time africano se classificou para as oitavas, sendo eliminado no confronto de mata-mata contra a França.

UOL Esporte

Comentários