Da invasão gringa à máfia do ingresso. O certo e o errado na Copa

Dilma e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, em evento antes da Copa do Mundo de 2014

Dilma e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, em evento antes da Copa do Mundo de 2014

A Copa do Mundo de 2014 foi um sucesso no que diz respeito à sua organização. Isso, porém, não quer dizer que não houve problemas. Eles, aliás, não foram poucos.

Os grandes temores pré-Mundial eram as greves, o caos aéreo e os protestos. Isso acabou não comprometendo. A situação dos gramados, a máfia dos ingressos e as falhas de segurança, entretanto, tumultuaram a Copa.

Confira abaixo seis pontos positivos e seis pontos negativos da organização do Mundial no Brasil:

Pontos positivos

Turismo

Mais turistas do que o previsto vieram ao Brasil por causa do Copa. Isso deveu-se principalmente por conta da invasão sul-americana. A expectativa inicial era de 600 mil visitantes estrangeiros, mas o balanço deve apontar 800 mil. Só com ingressos da Copa-2014 havia 500 mil pessoas, segundo a Fifa.

Caos Aéreo

Os aeroportos brasileiros foram elogiados pelos estrangeiros, assim como a pontualidade de voos. É preciso dizer que houve pequenos problemas. Alguns deles ficaram fechados, impedindo o transporte para um jogo ou outro. Mas, no geral, a malha aérea nacional sustentou a demanda durante a Copa

Protesto?

Até o presidente da Fifa, Joseph Blatter, exaltou: "Onde está a ira do povo brasileiro?" Até houve protestos na Copa, mas foram em proporções bem menores do que na Copa das Confederações, quando se reuniu 1 milhão de pessoas. Desta vez, as manifestações tiveram, em geral, menos de mil pessoas. No dia da final, foram apenas 300 no Rio.

Greves que iriam parar o país

A Fifa ficou assustada com a greve do metrô na semana da abertura da Copa. Havia ameaça de um colapso do transporte no dia do primeiro jogo. Mas nem essa paralisação nem qualquer outra afetou o Mundial.

Mobilidade urbana

Fato: boa parte das obras de mobilidade urbana prometidas por governos não ficou pronta. Mas, com feriados e os sistemas que já existiam, o transporte para os estádios funcionou. Foi um sucesso no Itaquerão e no Maracanã, onde o metrô e o trem tiveram bom desempenho. Houve problemas pontuais como em Recife, principalmente no dia de chuva.

Centros de treinamento

Os centros de treinamento da Copa não sofreram críticas dos estrangeiros. Pelo contrário. A maior parte deles fez elogios às estruturas apresentadas. Vale lembrar, porém, que, no caso dos COTs (Centros Oficiais de Treinamento), houve instalações que não foram utilizadas e algumas que nem ficaram prontas a tempo da Copa.

Pontos Negativos

Ingressos

O escândalo da venda ilegal de ingressos da Copa-2014 manchou o Mundial. A Polícia Civil descobriu envolvimento da Match, parceira da Fifa, no esquema de cambistas quando deflagrou a operação Jules Rimet. Isso afetou a credibilidade da Fifa, que sempre disse combater o mercado negro de ingressos.

Segurança

O início da Copa foi marcado por falhas de segurança, quase todas cometidas pelos seguranças privados do COL (Comitê Organizador Local) e da Fifa. O caso mais grave foi a invasão do Maracanã por cerca de 100 chilenos. Além disso, diversos objetos não permitidos entraram nos estádios. Até fogos de artifício.

Gramados

Houve seguidas críticas de jogadores e técnicos aos gramados dos estádios da Copa. Os campos apresentaram desgaste ainda na primeira fase da competição, e tiveram que ser poupados em vários treinos, inclusive na final.

Serviços nos estádios

A primeira fase da Copa foi marcada pelas falhas nos serviços aos espectadores. Faltou comida em vários pontos de todos os estádios. A operação só foi normalizada nos jogos eliminatórios. O atendimento aos torcedores teve postura amigável dos voluntários, mas a falta de inglês deles causou reclamações dos estrangeiros.

Internet

Houve irregularidade na internet oferecida a jornalistas. No dia da final, o servidor da Fifa deu pane e o serviço ficou fora do ar por pelo menos duas horas. Foi preciso reiniciar todo o sistema, que só voltou a funcionar na hora do jogo entre Alemanha e Argentina. Esse jogo, aliás, não foi o único com problemas de telecomunicações.

Obras de mobilidade urbana

Se o transporte funcionou para os estádios, não foi graças às obras. A maior parte do que foi prometido não ficou pronto para a Copa. Pior, um viaduto construído pela prefeitura de Belo Horizonte, que era um dos projetos do Mundial, caiu e causou duas mortes. Esse acidente teve repercussão internacional.

UOL Esporte

Comentários