Perda de espaço e falta de motivação ajudam a explicar saída de Ronaldinho

Ronaldinho saúda torcida do Atlético-MG antes do jogo contra o Vasco

O acerto para a rescisão amigável entre Atlético-MG e Ronaldinho Gaúcho foi selado na segunda-feira, em reunião entre Alexandre Kalil e o irmão e empresário do atleta, Roberto Assis, na capital mineira. Uma série de motivos fez o contrato do jogador ser encerrado antes de dezembro. De falta de motivação a perda de espaço no elenco rondaram os últimos dias do armador no alvinegro mineiro.

As cobranças de Levir Culpi a Ronaldinho Gaúcho dificultaram a permanência de Ronaldinho Gaúcho. O treinador chegou com a orientação da diretoria para reorganizar o futebol da equipe e fazer os principais jogadores voltarem a render em campo. E para isso, fechou o cerco sobre muitos atletas, inclusive a estrela da companhia.

O camisa 10 não correspondeu em campo e também no dia a dia, o que não deixou o comandante satisfeito. Com Levir, o atleta disputou apenas quatro jogos oficiais, sete contando as três partidas na China e somente em um Ronaldinho Gaúcho atuou por 90 minutos, na eliminação nas oitavas de final da Libertadores, para o Atlético Nacional, no Independência.

As substituições durante os jogos viraram rotina para o meia-atacante. O desgaste já ficou comprovado no último amistoso na China, contra o Guanghzou Evergrande, quando Ronaldinho admitiu insatisfação por ter sido substituído no segundo tempo. "Claro que não (ser substituído), preciso me preparar", afirmou o jogador, na ocasião.

Levir Culpi não poupou na resposta e afirmou que estava ainda insatisfeito com o condicionamento físico do atleta. "Ele (Ronaldinho Gaúcho) teve bons momentos, participou de boas jogadas, está evoluindo, mas no meu modo de entender, ainda muito abaixo do que pode fazer na parte física", comentou.

Novo atrito aconteceu já no jogo seguinte, na primeira partida da final da Recopa, contra o Lanús, na Argentina. Ronaldinho foi titular, mas acabou sendo substituído no intervalo do confronto. O atleta ficou nos vestiários e não viu a vitória alvinegra por 1 a 0. Na última quarta-feira, o armador mais uma vez não atuou por 90 minutos, sendo trocado por Luan no segundo tempo. Na saída, o jogador se despediu dos companheiros e da torcida, sendo que menos de uma semana depois se confirmou que aquele foi o seu último jogo.

A falta de motivação do armador também foi determinante para a queda de rendimento do atleta que culminou com a sua saída do Atlético. Após bom 2013, onde foi campeão inédito da Libertadores, o fracasso no Mundial de Clubes, onde o Atlético ficou em terceiro lugar e, principalmente, a falta de perspectiva em disputar a Copa do Mundo de 2014 pela seleção brasileira, fizera o atleta perder o foco.

A temporada, que para o meia terminou no final de julho, foram 18 partidas somente, com a maior sequência de jogos acontecendo nas finais do Mineiro e da Libertadores, quando Ronaldinho fez cinco partidas seguidas. Nos demais momentos, o atleta acabou sendo poupado frequentemente. Além disso, o craque conviveu com lesões musculares que atrapalharam maior continuidade.

A pouca assiduidade em campo, principalmente em sequência, comprovou outro fato determinante para a sua queda de rendimento. Ronaldinho conviveu com problemas físicos. O fato foi frequentemente dito por Paulo Autuori, durante o tempo que esteve no comando do time e agora por Levir Culpi. "Eu não substituo o Ronaldinho pela parte técnica, a qualidade é indiscutível, mas temos de analisar o condicionamento físico dele durante os jogos, futebol hoje é muito força, velocidade", comentou.

A partida de despedida do atleta não foi escolhida por acaso pelo atleta. Com o título inédito da Recopa conquistado no Mineirão, diante do Lanús, por 4 a 3, (2 a 0 na prorrogação, depois de perder no tempo normal, por 3 a 2), o camisa dez viu a oportunidade de se despedir dos companheiros e da torcida em alta, com uma conquista, evitando, assim, sair em um momento mais conturbado do clube. O fato, fez a decisão da rescisão contratual ser planejada por Ronaldinho e Assis para o final de julho.

UOL Esporte

Comentários