Massa é 10º, e treino põe em xeque evolução da Williams; Hamilton lidera

Brasileiro Felipe participa da primeira sessão de treinos livres na Hungria e faz o décimo melhor tempo com a Williams

A Williams surgiu como segunda força no GP da Alemanha, no último fim de semana. Mesmo com a corrida desastrada de Felipe Massa, que bateu na largada, a escuderia parecia ter evoluído o suficiente para encostar na Mercedes, com Valtteri Bottas. Mas, bastou um dia de treinos livres para o GP da Hungria para esta posição ser colocada em xeque. O time andou mal e viu Ferrari, McLaren e Red Bull passarem à frente. Massa chegou a rodar no treino, sem consequências, e foi apenas o décimo colocado, atrás de Bottas, o oitavo.

Lewis Hamilton, que na Alemanha bateu no treino e não brigou diretamente com Rosberg na corrida por conta disso, chegando em terceiro, recuperou-se. A resposta veio batendo o líder do campeonato por três décimos e deixando o alemão com a segunda colocação em Hungaroring. O inglês deu 38 voltas, o mesmo número do companheiro-rival. 

Com a liberdade de ousar, os pilotos cometeram diversos erros. Felipe Massa não se safou  e, na metade final da sessão, rodou. No entanto, a escapada antes de uma chicane não causou prejuízos. O brasileiro acabou sendo o segundo piloto que menos volta deu: apenas 18 na segunda sessão. Entre os outros incidentes, Vettel passou reto por uma chicane, Raikkonen fritou pneus ao exagerar na velocidade em uma chegada de curva e Alonso teve de brigar com sua Ferrari para evitar saídas de pista.

Bastaram pouco mais de 30 minutos de treino para a segunda sessão livre já ter carros mais velozes do que se viu pela manhã. Principalmente com Lewis Hamilton, já baixando para a casa de 1min24s, junto com o alemão Rosberg, líder do Mundial e concorrente do inglês ao título. 

Enquanto isso, a Red Bull já apareciam na segunda fila, seguida pela Ferrari, deixando para trás a Williams. O time de Felipe Massa – apesar da batida do brasileiro na corrida - teve um bom fim de semana na Alemanha, com Bottas só perdendo para Rosberg. Mas o circuito com menos retas em Hungaroring e a melhora das concorrentes colocaram em xeque a evolução da escuderia.

Mais uma vez, Bottas fez frente a Massa e figurou constantemente à frente na tabela das voltas mais rápidas da sexta-feira. Os melhores tempos foram definidos na primeira hora de giros na pista. No fim, com tanques cheios e diferentes jogos de pneus, a prioridade foi testar para a corrida.

O treino classificatório do GP da Hungria acontece às 9h deste sábado – a Globo transmite a partir de 9h35 e o SporTV passa toda a sessão. O Placar UOL acompanha todos os detalhes da definição do grid. A corrida é domingo, também às 9h.

Treino da manhã

O dia começou com Lewis Hamiton fazendo a volta mais rápida, com 1min25s814, após dar 27 voltas. A sessão foi marcada pelo fogo no carro da Marussia, de Max Chilton, que não passou de cinco voltas rodadas. Tudo por conta de um vazamento de óleo.

Hamilton e Rosberg andaram com consistência e dominaram os dois primeiros postos, numa sessão ainda de muitos testes para a classificação e a corrida.

As Ferraris de Kimi Raikkonen e Fernando Alonso ficaram em terceiro e quarto lugares pela manhã, com Felipe Massa em décimo – o companheiro, Valtteri Bottas, foi só o 15º na primeira sessão.

Veja os melhores tempos do dia:

1. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1min24s482
2. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min24s720
3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min25s111
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min25s437
5. Kevin Magnussen (FIN/McLaren) - 1min25s580
6. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min25s730
7. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - 1min25s983
8. Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 1min25s999
9. Jenson Button (ING/McLaren) - 1min26s234
10. Felipe Massa (BRA/Williams) - 1min26s402

UOL Esporte

Comentários