Colombiano que tirou Neymar da Copa não receberá punição da Fifa

O jogador colombiano Zuñiga, causador da contusão que tirou Neymar da Copa do Mundo de 2014, não será punido pela Fifa. A decisão do Comitê Disciplinar da entidade sobre a entrada de Zuñiga em Neymar foi divulgada nesta tarde.

A Fifa informou que o fato de o árbitro Carlos Velasco Carballo não ter advertido o colombiano ou feito qualquer menção do caso impossibilita uma intervenção do Comitê Disciplinar da entidade.

Portanto, o artigo 77 do Código Disciplinar da Fifa em que o colombiano poderia ser enquadrado perde efeito diante da ausência de punição do juiz espanhol.

Zuñiga deu uma joelhada nas costas de Neymar nos minutos finais de Brasil x Colômbia, pelas quartas de final da Copa. O ato acabou quebrando uma das vértebras do brasileiro, que não poderá mais jogar neste Mundial.

Pouco após a partida, Zuñiga disse ter ficado chateado por ter tirado Neymar do Mundial, frisando que não teve o intuito de lesionar o atacante brasileiro.

Em vídeo, Neymar chorou ao comentar seu afastamento da seleção após ordem médica. O atacante afirma que o "o sonho de ser campeão não acabou".

"É um momento muito difícil faltam palavras para descrever isso que está no meu coração. Só quero dizer que vou voltar o mais rápido possível. Quero agradecer a todos pelo carinho, pelas mensagens. Quero dizer que meu sonho não acabou. Eu vou fazer de tudo para que eu possa voltar logo. E eu vou torcer pelos meus companheiros e sei que eles vão fazer o melhor. Dessa vez não vai dar, vamos ser hexacampeões, vamos ser campões juntos. Nos, brasileiros vamos ser campeões juntos", falou o jogador. 

Neymar não precisará passar por cirurgia, mas precisará esperar entre seis e oito semanas para voltar a jogar. Durante a recuperação, o atleta usará uma cinta lombar segundo informa o departamento médico da CBF. 

"Esse tipo de fratura leva de três a seis semanas para que haja a consolidação. No momento em que a dor for desaparecendo, e vai ser feito uma tomografia, você vai liberando o atleta", falou José Luiz Runco, médico da seleção. 

Fifa mantém cartão amarelo dado a Thiago Silva

O zagueiro Thiago Silva está fora das semifinais da Copa do Mundo. A Fifa ignorou os apelos da CBF e decidiu manter o cartão amarelo dado ao defensor na partida contra a Colômbia pelas quartas de final. Desta forma, ele cumpre suspensão automática no jogo contra a Alemanha, na próxima terça-feira, em Belo Horizonte.

Copa teve mais quatro fraturas. Todas sem punição

Bruno Martins Indi (HOL): traumatismo craniano

Uma das cenas mais impressionantes envolveu Bruno Martins Indi, da Holanda, que sofreu traumatismo craniano leve contra a Austrália. Ele desmaiou após bater a cabeça no chão, derrubado por uma entrada dura de Cahill - que levou só amarelo. Ele ficou segundos desacordado, passou a noite no hospital e, após se recuperar da fratura no crânio, voltou a campo nas oitavas de final, diante do México.Foto: REUTERS/Marko Djurica

Ogenyi Onazi (NIG): fratura na tíbia

O lance aconteceu na partida entre Nigéria e França, pelas oitavas de final. Uma entrada violentíssima do francês Matuidi fraturou a tíbia, o osso da canela, do volante nigeriano. Para Matuidi, o cartão amarelo ficou barato: a Fifa chegou a analisar imagens do caso, mas decidiu não dar nenhuma punição ao jogador.Foto: Reprodução/Twitter

Vanden Borre (BEL): fratura na fíbula

A Copa do Mundo durou três jogos para o lateral direito belga Anthony Vanden Borre. Após uma entrada do sul-coreano Young-gwon, ele fraturou a fíbula, o osso da perna, na última partida da fase de grupos. Borre ficou de fora do resto do Mundial. A Coreia do Sul saiu na primeira fase e ninguém falou em punição pelo incidente a Young-gwon, quem nem mesmo amarelo pelo lance levou.Foto: AP Photo/Andrew Medichini

Von Bergen (SUI): fratura no osso orbital

O caso do suíço Steve Von Bergen é mais chocante: em uma dividida com o francês Giroud, em jogo pela primeira fase, o defensor levou um chute no rosto. O resultado foi uma fratura no osso orbital (que aloja os olhos) e o adeus à Copa do Mundo para Von Bergen. Giroud, que não levou amarelo, se desculpou via SMS e atuou normalmente pela França até a eliminação diante da Alemanha, nas quartas.

UOL Esporte

Ponto de Opinião: A lesão de Neymar foi vista do mesmo jeito que as outras quatro lesões da matéria acima foram vistas. Como não houve punição do árbitro, não se pode (ou a Fifa não quer) fazer nada para que ocorra alguma punição cabível do Comitê Disciplinar na entidade. Em outras palavras, mais para o povo brasileiro, Neymar foi tratado como qualquer jogador e não teve nenhum privilégio. Para a Fifa não existe isso. Para nós também não deveria.