Guarani diverte elenco com aula de zumba antes de treino.

Guarani aquecimento com dança Brinco de Ouro (Foto: Marcos Ribolli / GloboEsporte.com)

Acostumada a ensinar mulheres, instrutora se surpreende com os bugrinos

Jogadores em campo, de chuteiras, prontos para o treino. Tudo certo para a bola rolar. Só que ainda não era hora. Em vez de escutar ordens do técnico, o elenco do Guarani, time campeão brasileiro em 1978 e que atualmente ocupa o antepenúltimo lugar na Série C do Campeonato Brasileiro, passou por uma experiência inusitada nesta sexta-feira de manhã. Para aliviar a pressão, por alguns minutos trocou o futebol pela dança e teve que mostrar gingado no ritmo de Psy, Tchakabum e Claudia Leitte. A pedido do psicólogo Reinaldo Silva, os atletas se aqueceram com uma instrutora de zumba, ginástica que combina dança e atividade física. O resultado foi diversão e muita zoeira com os "bailarinos".

A ação pegou todos de surpresa no Brinco de Ouro. O treinamento coletivo estava marcado para as 9h, mas os jogadores subiram ao gramado 40 minutos antes. O que seria um aquecimento comum virou uma distração para quem pôde acompanhar. O elenco seguiu ordens da instrutora Kellen Vanjão e requebrou ao som de "Gangnam style" (sucesso de Psy), "Largadinho" (música de Cláudia Leitte) e "Olha a onda" (canção de Tchakabum). Rolou muita brincadeira entre os atletas, que adotaram estilos diferentes durante a dança.

Guarani aquecimento com dança Brinco de Ouro (Foto: Marcos Ribolli / GloboEsporte.com)

Jogadores do Guarani testam gingado na aula de zumba e se descontraem

Jorge Luiz puxa a fila dos mais animados com as coreografias e mostra gingado. Outros veteranos têm desempenho mais discreto

O zagueiro Jorge Luiz foi, disparado, quem mais se soltou. Na primeira fila, o xerife bugrino mostrou jogo de cintura e se divertiu com cada movimento pedido pela professora. O volante Castro e o atacante Jhon Obregon, colombianos contratados na parada da Copa, também ficaram à vontade. Outros, como o goleiro Wanderson e o meia Fumagalli, tentaram arriscar alguns passos, mas não tiveram tanta desenvoltura. Mesmo assim, ganharam elogios.

– Achei o desempenho de todos ótimo. A zumba é muito boa para o desenvolvimento. É uma diversão, um momento de descontração. Ajuda no desempenho deles em campo, porque adquirem capacidade de concentração e aumenta a performance. Alguns acompanham o ritmo de músicas desde pequenos, então têm mais facilidade – elogiou a instrutora Kellen Vanjão, que preferiu não destacar um ou outro jogador na atividade.

Idealizador do aquecimento descontraído, o psicólogo Reinaldo Silva enxerga a oportunidade como perfeita para que o elenco esqueça um pouco a pressão de conquistar o acesso pelo Bugre. Sem disputar a elite do Campeonato Brasileiro desde 2010, o Guarani vive mau momento graças a seguidos rebaixamentos, eliminações inesperadas e crise financeira. A atividade desta sexta-feira serve então para amenizar o clima, que costuma ser pesado.

– É uma descontração sadia, para controlar a ansiedade antes dos jogos. Foi válido, filmei tudo para analisar as expressões de cada um. No futebol, eles estão acostumados e fazem todos os movimentos com calma. Aqui, como não conheciam os passos, precisaram improvisar e acompanhar tudo ao mesmo tempo. É um trabalho que une o grupo – explicou o psicólogo, contratado pelo clube para trabalhar o emocional dos atletas no dia a dia.

Guarani aquecimento com dança Brinco de Ouro (Foto: Marcos Ribolli / GloboEsporte.com)

Coreografia desordenada serve para divertir os jogadores antes dos jogos

Coincidência ou não, mesmo durante o trabalho com bola, o clima no Brinco de Ouro foi menos tenso do que de costume. No fim do aquecimento, os jogadores se provocaram para ver quem tinha se destacado mais entre eles. Fumagalli tirou sarro de Jorge Luiz, assim como outros colegas do grupo, que destacaram o lado bailarino do defensor.

– O Jorjão dançou bem, brincamos muito com ele. É quase um dançarino (risos). Quem foi mal? Mal tem bastante (risos). Tem eu, o Ramos e o Wanderson. Ele é muito durão, só tem talento no gol – brincou o zagueiro Tiago Bernardi.

Mais rodado, Wanderson entrou na brincadeira e prometeu melhorar para as próximas vezes.

– Eu e ele (Tiago Bernardi) empatamos. Outros também. Dança para mim é difícil, não consigo, mas a gente vai se soltando, aprendendo. Vou treinar em casa para estar melhor das próximas vezes, porque hoje foi bem feio, horrível – disse o goleiro, com bom humor.

A zumba fez tanto sucesso que deve abrir espaço para outros momentos de descontração durante treinos do Guarani na Série C do Campeonato Brasileiro. Reinaldo Silva ainda não tem ideias fixas, mas garante que o elenco terá outras "surpresas" como essa. Melhor para quem se destacou como dançarino e chance para os que não têm muito molejo. No Bugre, é preciso ter jogo de cintura dentro e fora de campo.

Globo Esporte

Comentários