Bellucci é eliminado por chileno no Masters de Xangai

A primeira vitória em sete meses em um Masters e o inédito ingresso no top 50 do ranking de entradas até animaram Thomaz Bellucci, mas não em uma intensidade suficiente para levá-lo às oitavas de final em Xangai. Desconcentrado nos momentos decisivos, o paulista foi eliminado por 6/3 e 6/4 pelo chileno Fernando González.

Bellucci, que na segunda-feira garantira apenas o segundo êxito da carreira em Masters, buscava avançar pela primeira vez às oitavas de um evento desse porte nesta terça. Apesar do placar aparentemente tranquilo a favor de González, o brasileiro chegou a criar suas chances, e não apenas nos três break points desperdiçados logo no início do segundo set.

Na verdade, o melhor momento do jovem na partida ocorreu no quinto game da parcial de abertura. Após se livrar de quatro chances de quebras, ele viu o chileno se descontrolar - jogou a raquete no chão em duas oportunidades. Porém, acabou perdendo a concentração e, com erros não forçados e uma dupla-falta, tomou dez pontos seguidos que fizeram o marcador saltar de 2/2 para 5/2 rapidamente.

No segundo set, Bellucci foi valente e já tinha salvado cinco break points antes de ser quebrado de forma decisiva, no oitavo game. Nessa ocasião, ele cometeu um equívoco em um voleio e logo depois em um smash para ceder a vantagem definitiva a González, que só teve o trabalho de confirmar o serviço.

Ao final, o brasileiro mostrou que ainda precisa evoluir justamente junto à rede (ganhou dez em 16 subidas no total) e cometer menos erros em especial na hora mais importante (cedeu 26 pontos de graça ao chileno). No saque, o tenista que entrará no top 50 na próxima segunda-feira também não se mostrou muito consistente: ganhou 68% dos pontos com o primeiro serviço e se viu ameaçado por 11 vezes.

Briga pela Masters Cup

Favorito, o chileno segue otimista quanto a uma eventual classificação à Masters Cup de Londres. Oitavo colocado do ranking da temporada, o sul-americano fará nas oitavas de final um confronto direto visando à competição britânica com Nikolay Davydenko, 11º colocado da mesma lista. Levando-se em consideração o histórico, o russo é um verdadeiro ''carrasco'' de seu próximo rival, que só ganhou um set em cinco jogos já realizados.

Comentários