Federer leva susto, mas vence estreia em Wimbledon

De volta ao piso que mais lhe agrada, Roger Federer estreou nesta segunda-feira na grama de Wimbledon e levou um susto no primeiro set, mas venceu Yen-Hsun Lu, de Taiwan, por 3 sets a 0. As parciais foram de 7/5, 6/3 e 6/2 a favor do suíço, que recentemente conquistou Roland Garros pela primeira vez e se igualou ao americano Pete Sampras em número de Grand Slams conquistados: 14.

A princípio, a edição 2009 de Wimbledon deveria ser a primeira em seis anos a não ser aberta oficialmente por Federer, porém, quis o destino que, após a lesão do espanhol Rafael Nadal, o suíço voltasse a fazê-lo.

No último sábado, Federer até lembrou que desta vez não "merecia" abrir as atividades do Grand Slam inglês, que por tradição concede a honra ao líder do ranking masculino. Porém, a ausência de Nadal fez essa responsabilidade cair novamente sobre os ombros do helvético, que chegou a estar em desvantagem no primeiro set antes de reagir e vencer sem muitos problemas, ao fim de 1h45.

Diferentemente do que fez em oito das últimas nove temporadas como profissional, o suíço abriu mão de disputar um torneio preparatório para Wimbledon em 2009 e sofreu as consequências especialmente no início do encontro com Lu, que logo sacou em 3/2 e 30-15 e parecia animado na etapa inicial. A lentidão do ganhador de Roland Garros, porém, durou pouco, e o troco sobre o oriental veio rapidamente.

Controlado o ímpeto do rival, dono do 65º posto no ranking de entradas, Federer passou a dominar os pontos com o primeiro saque, que lhe rendeu dez aces, e teve tempo até para realizar algumas jogadas notáveis: a principal delas veio com uma passada de esquerda por fora da rede após ter aplicado um lob eficiente.

Classificado à segunda fase do torneio que pode consagrá-lo como o maior vencedor de Grand Slam da história do tênis e recolocá-lo como número um do planeta, o suíço enfrenta agora Guillermo García-López. Assim como Lu, o espanhol não ostenta um grande histórico na grama, mas mesmo assim impôs uma estreia convincente em Wimbledon, atropelando o argentino Agustín Calleri por 6/2, 6/3 e 6/2.

Comentários